Notícias

Candidatos a deputado federal apresentam ao Codefoz projetos econômicos e sociais

(Em 16 de setembro de 2022)

Plenária do Codefoz reuniu candidatos a deputado federal – Foto Marcos Labanca

Postulantes à Câmara Federal expuseram como pretendem contribuir para o crescimento de Foz do Iguaçu.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) reuniu candidatos a deputado federal de Foz do Iguaçu, que apresentaram como pretendem contribuir para fomentar o crescimento do município, caso sejam eleitos. Em formato híbrido, presencial e on-line, a plenária contou com a participação de 14 concorrentes à Câmara Federal (veja lista abaixo), nesta sexta-feira, 16.

O tempo destinado igualitariamente a cada postulante foi usado na exposição sobre as respectivas trajetórias, das principais propostas e para embasar o apoio a candidatos aos governos estadual e federal. O encontro concluiu a recepção do Codefoz aos concorrentes iguaçuenses a funções parlamentares, iniciada com as candidaturas à Assembleia Legislativa do Paraná.

Ações para constituir Foz do Iguaçu em um hub turístico e logístico, destinação dos royalties da produção de energia elétrica repassados aos municípios a projetos estruturantes e garantia de recursos de emendas federais a iniciativas estratégicas fizeram parte das proposições. Economia criativa, barateamento da fatura de energia com subsídios e apoio ao empreendedorismo também foram plataformas defendidas.

Os candidatos a deputado federal ainda apontaram o fomento do comércio exterior e a transformação de Foz do Iguaçu em uma cidade sustentável, a redução do combustível da aviação para aumentar o número de voos, e a desoneração da folha de pagamento do setor de saúde. Para atrair novos empreendimentos turísticos, foram defendidas parcerias público-privadas.

O encontro com os postulantes a parlamentares foi conduzido pelo secretário do Codefoz, Carlos Silva. “O Conselho de Desenvolvimento cumpriu com sua missão que é promover o bom debate e o diálogo construtivo a favor de Foz do Iguaçu. Agradecemos os participantes e os candidatos que, com espírito público, expuseram suas contribuições para estimular o crescimento da nossa cidade”, avaliou.

“O Codefoz cumpriu com sua missão que é promover o bom debate a favor de Foz do Iguaçu”, afirmou Carlos Silva – Foto Marcos Labanca

Saúde, cultura e educação

Na agenda instituída pelo Codefoz, os candidatos a deputado federal de Foz do Iguaçu também defenderam propostas em várias áreas do campo social. Uma das bandeiras elencadas foi a federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, a fim de consolidar o orçamento do equipamento público de saúde com recursos provenientes da União.

Ações para o meio ambiente, crianças, adolescentes e idosos foram mencionadas pelos concorrentes nas Eleições 2022. A valorização da diversidade cultural, étnica e religiosa, vinculada à geração de emprego e renda, além de programas esportivos, foram medidas propostas a fim de elevar a qualidade de vida da população iguaçuense e das cidades da região.

Participaram os candidatos a deputado federal de Foz do Iguaçu (*):

Bianca Portela (PSC)
Bibiana Orsi (Podemos)
Cabo Carlos (PROS)
Compadre Valentin (Republicanos)
Edna de Baru Mulheres em Luta (PCdoB)
Enfermeira Cris Morceli (PTB)
Hamilton Serighelli (PT)
João Morales (União Brasil)
Joel de Lima (Cidadania)
Joelson Bolsolavista (PROS)
Luciano Alves (PSD)
Nelton Friedrich (PDT)
Toninho Açougueiro (PTB)
Valentina (PT)

*Os candidatos Teixeira (Patriota), Vermelho (PL) e William Barros (Novo) justificaram ausência. Lista em ordem alfabética, a partir dos nomes nas urnas.

Mais agendas

O Codefoz segue com agendas com candidatos ao Senado Federal e Governo do Paraná, recebendo postulantes que cumprem compromissos eleitorais em Foz do Iguaçu. Os encontros são públicos, abertos para a participação da comunidade, realizados no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID), no prédio da ACIFI.

COMPARTILHAR: