Notícias

Especialistas explicam diabetes e orientam sobre tratamento 

(Em 27 de setembro de 2022)

Comunidade e profissionais da saúde lotaram o Centro Integrado de Desenvolvimento Regional – Foto: Assessoria

Evento do Fórum de Saúde Codefoz reuniu médicos para debater a doença com a comunidade. 

A comunidade iguaçuense encheu o auditório para receber informações sobre o diabetes com médicos especialistas de Foz do Iguaçu, durante evento do Fórum de Saúde do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). A iniciativa, com participação gratuita, foi sexta-feira, 23.

Pacientes e familiares, profissionais da saúde, estudantes, professores, gestores públicos e integrantes de entidades de apoio à pessoa com diabetes, profissionais liberais e comunidade em geral assistiram à palestra e debate interdisciplinar sobre a doença. Os presentes puderam fazer perguntas, esclarecer dúvidas e receber orientações.

Evento foi promovido pelo Fórum de Saúde do Codefoz em parceria com o CRM-PR e universidades – Foto: Assessoria

A endocrinologista Dra. Francieli Bordin proferiu a palestra “Aspectos gerais do diabetes”. Ela falou sobre a diferença entre os tipos 1 e 2 da doença, rede de atendimento no município, principais causas, formas de tratamento, avanços da medicina e tecnologias, e ainda enfatizou a importância da saúde preventiva.

“Nosso objetivo não é alarmar a população, mas orientá-la e conscientizá-la”, reforçou. “As complicações do diabetes pioram muito a qualidade de vida das pessoas e são praticamente irreversíveis, por isso a importância do tratamento. E nossa política também deve ser a de prevenção”, salientou Francieli.

Em seguida, o médico Dr. German Andres Pignolo mediou o diálogo com os especialistas em diferentes áreas, reunindo o Dr. Marcelo Gonçalves; Dra. Francieli Bordin; Dr. Marcos Szpak Martins; Dr. Luiz Augusto Pimentel; Dr. Luiz Augusto Toledo Peres; Dr. Edgar Manuel Garcete Farina e Dr. Sebastião Leme. A conclusão coube ao Dr. Luiz Ernesto Pujol, de Curitiba (PR).

Diálogo reuniu médicos de várias especialidades para debater diabetes – Foto: Assessoria

Saúde na comunidade 

Presidente do Fórum de Saúde e da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Dr. Valter da Cruz Teixeira avaliou o evento como um bom momento para conscientização. “Há uma alta incidência da diabetes em Foz do Iguaçu. Nosso propósito é ressaltar que, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível reduzir riscos potenciais”, frisou.

Dr. Valter da Cruz Teixeira destacou o papel esclarecedor do encontro e reiterou parcerias – Foto: Assessoria

Na abertura do encontro, o vice-presidente do Codefoz e assessor especial da direção-geral da Itaipu Binacional, almirante Luiz Carlos Faria Vieira, apresentou a finalidade dos encontros para se discutir a saúde da população. “Nosso objetivo é oferecer esse debate permanentemente para a comunidade sobre temas importantes”, disse.

Mediador dos debates, Dr. German Andres Pignolo reforçou a importância da iniciativa por reunir especialistas que atuam na ponta. “Trata-se de uma doença complexa e que exige atendimento multidisciplinar. A educação precisa ser uma estratégia de política pública para a prevenção”, defendeu.

Carlos Silva e almirante Luiz Carlos Faria Vieira, dirigentes do Codefoz – Foto: Assessoria

Mais dois encontros  

O evento, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e sua seção local, foi o primeiro da série de três discussões públicas sobre diabetes promovidas pelo Codefoz. Em datas breves, serão abordados prevenção e tratamento e, no terceiro encontro, assistência pública no atendimento à doença.

 (AI Codefoz)  

COMPARTILHAR: