Notícias

Jorge Samek apresenta propostas de governo no Codefoz

(Em 14 de setembro de 2022)

Agentes políticos, empresários e representantes da sociedade civil organizada participaram da reunião – Foto: Divulgação

Candidato a vice-governador do Paraná foi recepcionado na série de agendas com concorrentes nas Eleições 2022. 

O Codefoz recebeu o candidato a vice-governador do Paraná Jorge Samek (PT), durante a série de encontros com postulantes a cargos eletivos, nessa terça-feira, 13. Ele afirmou ser papel do governo fomentar o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas.

Samek, que foi diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional (2003 a 2017), disputa o Governo do Estado juntamente com Roberto Requião, do mesmo partido, que encabeça a chapa. Agentes políticos, empresários e representantes da sociedade civil organizada participaram da reunião.

O candidato iniciou a sua explanação lembrando que ajudou na construção do Codefoz, tendo participado da primeira gestão. Enfatizou o papel do conselho como ordenador de demandas da sociedade e na interlocução com o poder público sobre a pauta do desenvolvimento. “Me sinto em casa no Codefoz”, sublinhou.

Durante a plenária, Jorge Samek criticou o que em sua opinião é resultado do aumento da desigualdade no Paraná e no Brasil. “Há concentração demais da renda. Nunca vi tantos carros imponentes nas ruas e tanta gente morando debaixo das marquises”, avaliou.

Jorge Samek foi recebido no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional – Foto: Divulgação

O candidato resgatou alguns dos grandes problemas de Foz do Iguaçu nos primeiros anos de 2000 e como eles foram tratados com investimentos. Citou como exemplo a ampliação e a diversificação do turismo, o aumento dos voos para Foz do Iguaçu, a criação do Parque Tecnológico Itaipu e da Unila, a revitalização da Ponte da Amizade e a conclusão de duas turbinas geradoras de energia.

No Codefoz, Samek disse que em sua gestão mudou a missão e a visão da Itaipu Binacional para ela passar a ser uma empresa apoiadora do desenvolvimento regional, além de produtora de energia. Salientou que o Paraná e o Brasil precisam investir em programas sociais, educação, cultura, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Estaduais e federais de Foz

Dando sequência à agenda das Eleições 2022, o Codefoz recebe candidatos a deputado estadual e federal de Foz do Iguaçu, em encontros abertos para a comunidade. Nesta quinta-feira, 15, serão recepcionados os postulantes à Assembleia Legislativa; sexta-feira, 16, será a vez dos concorrentes à Câmara Federal.

As reuniões têm início às 8h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (no prédio da ACIFI). A confirmação da presença deve ser feita em https://forms.gle/8iKDmBm62p8ekjvv8.

COMPARTILHAR: