Notícias

Codefoz recebe pesquisadores de universidade da Polônia e da UFRGS

(Em 11 de outubro de 2022)

Exposição destacou a união entre sociedade civil organizada, poder público e instituições privadas – Foto: Assessoria

Docentes em áreas de desenvolvimento territorial e geografia conheceram o trabalho do conselho e sua articulação com o Codetri.

Pesquisadores da WSB University, instituição de ensino superior da Polônia, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conheceram a experiência do Codefoz e sua articulação com o Codetri, o conselho da fronteira trinacional. A agenda foi no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID).

Pela universidade polonesa, participaram da visita a professora Joanna Kurowska-Pysz, Ph.D. na área de desenvolvimento territorial, e o docente Lukasz Wróblewski, Ph.D. em gestão de produção. O representante da UFRGS foi o professor Dr. Aldomar Ruckert, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da instituição federal gaúcha.

A secretária-executiva do Codefoz, Edna Rubio, fez a apresentação do conselho socioeconômico, detalhando a lei de criação, composição, forma de atuação, histórico e algumas conquistas. A exposição destacou a união entre sociedade civil organizada, poder público e instituições privadas no colegiado de entidades, que está completando uma década.

Os visitantes estrangeiros e do país puderam compreender o trabalho articulado mantido pelo Codefoz, Codeleste, Codespi e Codefran, em torno do Codetri, e as principais pautas encapadas nas Três Fronteiras. As demandas e iniciativas conjuntas durante a pandemia de covid-19 foram evidenciadas aos pesquisadores.

O interesse pelo trabalho dos conselhos socioeconômicos na fronteira faz parte do estudo empreendido pelos professores a fim de conhecer e analisar as boas práticas em desenvolvimento do território. Os pesquisadores registram e recolhem experiências exitosas, identificando ferramentas e práticas que possam ser replicadas em outras regiões.

COMPARTILHAR: