Notícias

No Codefoz, prefeito Chico Brasileiro apresenta pautas de economia e gestão

(Em 8 de dezembro de 2022)

Relevância dos assuntos reflete a importância da atuação institucional entre o governo municipal e a sociedade civil, representada pelo Codefoz – Foto: Assessoria

Avanços e desafios da cidade para desenvolvimento socioeconômico, saúde e previdência foram debatidos em reunião plenária.

Pautas consideradas determinantes para o crescimento de Foz do Iguaçu foram apresentadas pelo prefeito Chico Brasileiro (PSD), ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), durante reunião plenária realizada nessa quarta-feira, 7. Os temas abordaram a estrutura da economia e a sua diversificação, atração de investimentos e gestão.

A relevância dos assuntos reflete a importância da atuação institucional conjunta entre o governo municipal e a sociedade civil, representada pelo Codefoz. Aos conselheiros, Chico Brasileiro contextualizou o financiamento do Hospital Municipal e a reforma da Previdência, em trâmite, e apresentou em primeira mão uma proposta para somar ao desenvolvimento.

“O Codefoz é este fórum que permite discutir a cidade de forma ampla”, destacou o prefeito. “Fiz questão de trazer alguns pontos que nós entendemos que têm que ser pautados não apenas pela prefeitura. Temos que unir nossas forças para resolver alguns problemas crônicos que terminam por ser ameaças ao desenvolvimento”, frisou Chico Brasileiro.

Após introdução do gestor municipal, coube ao economista da prefeitura José Borges Filho apresentar algumas ações que estão sendo pensadas para diversificar a economia, hoje assentada no setor terciário, de serviços. Ele expôs o Programa Municipal de Incentivos a Empresas de Bases Tecnológicas (Protec) para captar empresas da área de inovação.

“São R$ 75 milhões de investimentos em um polo industrial de base tecnológica para atrair empresas e startups, dando continuidade ao centro de inovação”, pontuou. Isso com uso de lei municipal, estadual e federal de benefícios e incentivos ao investidor. “É uma proposta para discutir amplamente, inaugurando um novo tempo de atuação do Codefoz”, disse Borges.

Forças unidas

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves enfatizou a representatividade da plenária, que reuniu agentes políticos, sociedade civil organizada, empresários e universidades. Afirmou que o conselho está à disposição para ajudar a discutir e a pensar soluções para as pautas apresentadas pelo prefeito Chico Brasileiro.

“Seguimos discutindo os temas trazidos pelo prefeito e as propostas para a ampliação do plano de desenvolvimento econômico, racionalização do gasto público e atração de investimentos de alto valor agregado”, elencou. “Com propósitos entrelaçados, vamos resolver os problemas e posicionar Foz do Iguaçu no lugar que ela merece”, realçou Fernando.

Prefeito Chico Brasileira (ao centro) na mesa com o vice-presidente e o secretário do Codefoz, almirante Luiz Carlos Vieira e Carlos Silva; presidente do conselho, Fernando Castro Alves participou on-line – Foto: Assessoria

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Patrício (PSD), referendou a união da sociedade e valorizou as várias reflexões surgidas na reunião. “O prefeito foi muito corajoso ao apresentar questões complexas. É importante esse diálogo, porque não se consegue avançar sem poder público e setor privado se juntar”, analisou.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Danilo Vendruscolo, o papel do conselho é discutir grandes iniciativas, como as que foram apresentadas pela gestão. “O Codefoz foi criado exatamente para debater projetos de Estado, que são permanentes. É um dever da sociedade pensar esses assuntos e apresentar soluções”, salientou.

Vice-reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Luis Evelio Garcia Acevedo colocou a instituição à disposição. “Parabenizo a iniciativa da prefeitura em dar rumo diferenciado para o desenvolvimento e reforço a disponibilidade da universidade de contribuir com as iniciativas que vêm sendo propostas por este conselho.”

PRESENÇAS – Também participaram, entre outros presentes, o vice-presidente e o secretário do Codefoz, almirante Luiz Carlos Vieira e Carlos Silva; secretários municipais do Turismo e Projetos Estratégicos, Lourenço Kurten, e da Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Jahnke; diretor-superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido; presidentes do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini, do Sindilojas, Itacir Mayer, da OAB/Foz, Victor Hugo Nachtygal, do Observatório Social, Jaime Nascimento, do Instituto Polo Iguassu, Faisal Ismail e do Comtur, Yuri Benites; diretor do Sinduscon, Renato Camargo; integrante da Capitania Fluvial em Foz do Iguaçu, Bruno Fernandes de Oliveira; e representante do Núcleo de Empresários da Avenida Brasil, Carlos Bordin.

COMPARTILHAR: