Notícias

Codefoz debate ações contra a epidemia de dengue em plenária nesta quarta-feira

(Em 28 de março de 2023)

Foz do Iguaçu enfrenta severa epidemia de dengue – foto ilustrativa: Pedro Ribas/Arquivo AEN

A reunião pública começará às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional.

A definição de ações integradas para o controle da dengue em Foz do Iguaçu é a principal pauta da reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). A sessão é pública, nesta quarta-feira, 29, às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID), no prédio da ACIFI.

LEIA TAMBÉM: Conselhos de desenvolvimento da fronteira se unem em ação conjunta contra a dengue

A cidade está em situação emergencial decretada pelo poder público e enfrenta uma severa epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é o responsável pela febre chikungunya. O elevado número de adoecimentos e de casos suspeitos causa a lotação do sistema de saúde iguaçuense, danos humanos e prejuízos para toda a sociedade.

A pauta do Codefoz é resultado de pactuação assumida pelos conselhos de desenvolvimento dos três países da fronteira. O objetivo é realizar iniciativas conjuntas e simultâneas nas cidades de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Puerto Iguazú e Presidente Franco, envolvendo a sociedade civil organizada, setor empresarial e instituições de ensino.

“Como guarda-chuva de representações sociais, o conselho convida lideranças e a comunidade para contribuir”, explica o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “A intenção é fortalecer as proposições da cidadania contra a dengue em Foz do Iguaçu, baseadas principalmente em prevenção e conscientização”, pondera.

Na área trinacional, prossegue, o enfrentamento deve contemplar medidas comuns a todas as cidades. “Vamos deliberar ações em Foz do Iguaçu que serão executadas de maneira integrada na região fronteiriça, unindo forças e esforços contra a doença que causa tantos transtornos para todos”, finaliza Fernando.

Revisão da legislação

O Codefoz também irá deliberar sobre a proposta de revisão da legislação que normatiza o funcionamento e os objetivos do conselho. O colegiado de instituições foi criado por lei municipal, há dez anos, tendo como norma complementar o seu regimento interno, que baliza a forma de atuação.

Reunião plenária do Codefoz

Data: 29 de março (quarta-feira), às 18h

Local: CID (Rua Padre Montoya, 490, centro – no prédio da ACIFI)

Sessão aberta à comunidade

COMPARTILHAR: