Notícias

Codetri amplia integração na fronteira com ingresso de Presidente Franco

(Em 28 de abril de 2023)

Codetri amplia representatividade em prol do desenvolvimento – foto: Assessoria

O colegiado passa a reunir e representar quatro conselhos de desenvolvimento da fronteira trinacional da Argentina, Brasil e Paraguai.

Protagonista da integração fronteiriça, que une sociedade civil, poder público e setor empresarial, o Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri) ampliou a sua representatividade com a aprovação do ingresso de Presidente Franco. A decisão foi formalizada durante reunião de planejamento nessa quinta-feira, 27.

LEIA TAMBÉM:
Mesa diretora do Codefoz avança nas prioridades da pauta de desenvolvimento
Câmara Técnica de Segurança do Codefoz define propostas de trabalho
Evento sobre diabetes aberto para a comunidade acontece nesta sexta-feira

Com efeito, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Presidente Franco (Codefran) se soma oficialmente ao Codespi, Codefoz e Codeleste, que são colegiados de instituições dos municípios de Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai), respectivamente.

O Codefran já vinha atuando no conselho trinacional, principalmente em pautas relacionadas à construção da segunda ponte Brasil–Paraguai e de saúde na fronteira. “O que fizemos foi a inserção oficial do conselho, pois os representantes de Presidente Franco já estavam trabalhando irmanados conosco”, frisou a presidente do Codetri, Linda Taiyen.

O Codetri é uma pioneira e robusta experiência de governança transfronteiriça, a partir da sociedade civil. Criado em 2018, promove iniciativas de relacionamento, cooperação e diálogo internacionais, enfocando o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental em uma região que soma quase um milhão de moradores.

Reunião contou com participantes dos conselhos de desenvolvimento das Três Fronteiras – foto: Assessoria

Planejamento

Os integrantes do Codetri se reuniram para elaborar o planejamento estratégico, que irá enfatizar as pautas e ações futuras mantidas conjuntamente por Codespi, Codefoz, Codefran e Codeleste. A atividade, que prosseguirá no próximo mês, foi conduzida pelo consultor do Sebrae Osmar Santini Junior.

Durante a construção colaborativa, foram revisitados documentos e ações empreendidas pelo conselho trinacional, além de analisado o momento político-institucional em transição por conta da alternância de poder nos três países. Foram elencadas propostas macros que serão afuniladas em uma agenda comum.

“O planejamento é um momento muito importante, pois discutimos, analisamos e definimos os temas que irão pautar nossas ações de futuro”, reforçou Linda Taiyen. “É quando refletimos sobre o que devemos fazer para construir a região trinacional que queremos”, finalizou a presidente do Codetri.

Os grandes temas e prioridades comuns às quatro cidades, os quais incidem de modo transversal no desenvolvimento, são segurança, saúde e inovação, explicitou Osmar Santini Junior. “O Codetri reúne cabeças pensantes e protagonistas da integração na fronteira. Nosso trabalho está em focar nas pautas que geraram resultados efetivos e no menor tempo possível”, declarou.

A coordenadora-executiva do Codefoz, Edna Rubio, apresentou o resultado de um estudo sobre os conselhos. “O Codetri reúne 123 instituições públicas e privadas, atuando a partir de câmaras técnicas. É um mecanismo de governança para tornar mais participativa e desenvolvida a região trinacional, que reúne condições para ser um exemplo para o mundo de conexão e oportunidades”, disse.

COMPARTILHAR: