Notícias

Sociedade civil irá propor melhorias no atendimento a pacientes com diabetes

(Em 1 de maio de 2023)

Participantes trocaram experiências e refletiram sobre aspectos público-assistenciais – foto: Assessoria

Fórum de Saúde do Codefoz recebeu profissionais da área médica, gestores, membro do Ministério Público, estudantes e professores para debater a assistência na fronteira.

Rede de serviços, prevenção, troca de experiências e desafios do atendimento a pacientes de diabetes tipos I e II em Foz Iguaçu e na fronteira trinacional marcaram o diálogo promovido pelo Fórum de Saúde do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) na sexta-feira, 28. Participaram profissionais da área médica, gestores públicos, promotoria, dirigentes de entidades, estudantes e professores de cursos universitários dos três países.

LEIA TAMBÉM:
Mesa diretora do Codefoz avança nas prioridades da pauta de desenvolvimento
Câmara Técnica de Segurança do Codefoz define propostas de trabalho
Codetri amplia integração na fronteira com ingresso de Presidente Franco

Especialistas reforçaram que, apesar de grave, a doença pode ser controlada com tratamento adequado, enfocando a mudança de hábitos como a principal medida preventiva, o que inclui a adoção de alimentação saudável e a prática de atividade física. Os médicos apresentaram as principais dificuldades na assistência e refletiram sobre iniciativas para aperfeiçoá-la. Advogados detalharam direitos no âmbito do acesso à saúde.

A secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa, apresentou a estrutura e o atendimento a pessoas com diabetes, relatou que há oito mil cadastros de pacientes e citou o trabalho multidisciplinar que também abrange prevenção, entre as pastas de saúde, educação e esporte. Chefe da 9.ª Regional de Saúde, que abrange nove municípios da região, Iélita Santos pontuou as ações do governo do Paraná, com ênfase na entrega de medicamentos.

A pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Gladys Amelia Velez Benito, abordou os pressupostos da formação do curso de Medicina. A instituição prepara os acadêmicos, desde o ingresso, para que tenham a consciência e a inserção na estrutura social do território, expôs.

O debate sobre os aspectos público-assistenciais no tratamento da diabetes na fronteira adquiriu o formato de permanência, explicou o diretor do Fórum de Saúde e presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Dr. Valter da Cruz Teixeira. O evento aprovou a criação de um grupo de trabalho que voltará a reunir-se para concluir propostas e contribuições, apontando melhorias no sistema de atendimento e na prevenção.

Fernando Castro Alves, Dr. Valter da Cruz Teixeira e o promotor Luis Marcelo Mafra na condução dos trabalhos – foto: Assessoria

“A intenção é termos uma visão mais clara, a partir de todos os agentes de saúde participantes do evento, de como é a estrutura de atenção ao paciente de diabetes em Foz do Iguaçu e nas Três Fronteiras”, informou. “A partir de então, com esse diagnóstico, mobilizar a sociedade civil e o poder público. Como a ideia do encontro não é finalística, decidimos pelo grupo de trabalho para a continuidade do debate e proposições”, frisou Dr. Valter.

Fila, planejamento e trabalho voluntário

A médica endocrinologista Dra. Francieli Bordin chamou atenção para problemas na base do atendimento ao público, com carência de especialistas e fila de espera de até três mil pessoas para algumas especialidades. “É preciso capacitar urgentemente o médico da comunidade, que está na ponta, para o manejo adequado da doença. Sabendo lidar, ele poderá ensinar o paciente e os procedimentos essenciais, como o uso da insulina autoaplicada”, sugeriu.

Evento reuniu participantes dos três países da fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai – foto: Assessoria

Promotor que atua na garantia do acesso da população à saúde, Luis Marcelo Mafra cobrou planejamento do poder público. “Venho dizendo, nos últimos sete anos, que a saúde em Foz do Iguaçu está deformada por uma única razão: falta de planejamento. Entra governo, sai governo, e seguimos sem ter um planejamento minimamente claro e exequível para o atendimento às demandas da saúde”, enfatizou.

Presidente do Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Adifi), Terezinha Pinezi parabenizou o Codefoz pela iniciativa e explanou sobre o trabalho voluntário da organização, de duas décadas, no apoio a dois mil usuários. “Somos um braço das unidades básicas de saúde, que nos encaminham os pacientes. É muito importante falar sobre essa doença, que não tem cura, mas tem controle, sendo isso o que nós fazemos: ajudar no controle”, expôs.

Diálogos sem fronteiras

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves citou as observações e experiências compartilhadas e realçou que esse conhecimento, no tratamento e prevenção do diabetes, deve ser retransmitido na fronteira trinacional. “O evento reuniu atores de diversas áreas, o que nos dá a oportunidade de trabalharmos um tema da maior importância, que é essa doença silenciosa e que impacta a vida de muita gente”, declarou.

O fórum aprovou a criação de um grupo de trabalho para formular propostas – foto: Assessoria

Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Codeleste (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Ciudad del Este), Sandra Dancona referendou a importância de ações que unam prevenção e saúde, destacando que bons hábitos alimentares levam à qualidade de vida e à saúde. “O atendimento tem que reunir, de forma multidisciplinar, educação, atividade física e medicamento”, apontou.

Fotos do Fórum de Sáude do Codefoz:

COMPARTILHAR: