Notícias

Codefoz debate desenvolvimento para definição de projetos prioritários

(Em 28 de junho de 2023)

Sessão pública recebe conselheiros e suplentes que representam instituições – foto: Marcos Labanca/Arquivo


Plenária ordinária do conselho acontece nesta quinta-feira, 29, às 18h.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) debaterá projetos prioritários de desenvolvimento para Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira, 29, às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID). A pauta integra a construção, em conjunto com instituições públicas e privadas, de propostas a serem submetidas ao apoio da Itaipu Binacional.

Na plenária, serão apresentadas sugestões e recolhidas proposições das instituições que integram o conselho, as quais serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho Estratégico (GTE). Esse colegiado foi formado com o intuito de unificar uma agenda única, com as demandas prementes da sociedade civil organizada, poder público e setor empresarial.

Em julho, será realizado o terceiro encontro do GTE, para a conclusão da matriz que elencará os projetos hierarquicamente, conforme a prioridade de cada um deles. Nessa ocasião, serão reunidas todas as demandas da governança relacionada ao desenvolvimento socioeconômico iguaçuense, antes da apresentação do documento à Itaipu.

As proposições serão estruturadas a partir de cinco eixos, baseando-se na experiência do Acelera Foz, programa de retomada econômica realizado no contexto da emergência sanitária. O objetivo é aliar desenvolvimento e qualidade de vida para a população, com projetos viáveis e exequíveis em curto, médio e longo prazo.

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves explica que a agenda prioritária pretende potencializar os recursos que possam advir da direção da binacional. “A agenda que estamos construindo em conjunto é de natureza estratégica, envolvendo Itaipu, gestão municipal e sociedade, em que o conselho é o guarda-chuva das instituições”, frisa.

Segurança pública

Na reunião, a Câmara Técnica de Segurança Pública também submeterá à avaliação da plenária o seu plano de ação. O documento norteará as atividades do colegiado, que reúne as forças municipais, estaduais e federais, tendo como foco a atuação integrada com as instituições da região das Três Fronteiras.

Plenária do Codefoz
Data: 29 de junho (quinta-feira), às 18h
Local: Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (Rua Padre Montoya, 490, centro, no prédio da ACIFI)

COMPARTILHAR: