Notícias

CT de Saúde destaca excelência do atendimento a pacientes com câncer em Foz do Iguaçu 

(Em 2 de outubro de 2023)

Profissionais de saúde, gestores e estudantes universitários participaram do evento – foto: Divulgação

Evento do Codefoz com especialistas enfocou a importância do diagnóstico e tratamento precoces. 

Uma palestra seguida de mesa-redonda sobre o atendimento a pacientes em tratamento contra o câncer em Foz do Iguaçu reuniu especialistas com vasta formação e excelência profissional. O evento foi realizado sexta-feira, 29 de setembro, pela Câmara Técnica de Saúde do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).

Uma das propostas surgidas foi a criação de um centro de diagnóstico desburocratizado de câncer em Foz do Iguaçu, para dar mais agilidade e aumentar o número de exames, a fim de iniciar os tratamentos mais cedo. Gestores públicos e de unidades hospitalares se comprometeram a seguir debatendo a proposta.

O cancerologista Dr. Arnaldo Pereira Cortez Junior palestrou e coordenou o debate. A mesa reuniu a diretora-técnica do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Dra. Lorete Follador Roeder; a diretora-técnica do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Barbara Costa; Silviane Pereira, representante da Secretaria Municipal de Saúde; Ademir Ferreira, da 9.ª Regional de Saúde; coordenador da CT de Saúde do Codefoz, Dr. Valter Teixeira; presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves; e os profissionais da área médico-hospitalar:

  • Dr. Alexandre Villela de Freitas (GO e mastologista).
  • Dra. Marilia Silva de Souza (ginecologista e mastologista).
  • Dr. Victor Emmanuel Evangelista da Silva (radioterapeuta).
  • Dr. Dante Morelli Machado (oncologista clínico).
  • Enfermeira Vanessa Radavelli de Araujo (HMCC).
  • Psicóloga Alexamara Rodrigues (HMCC).
  • Fisioterapeuta Eduardo Brandão (HMCC).

Com cerca de 1.800 mastectomias realizadas no currículo, Dr. Arnaldo Pereira Cortez Junior expôs casos atendidos no Hospital Costa Cavalcanti, que é referência para a assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Foz do Iguaçu e região. Ele afirmou que estatísticas recentes mostram que uma a cada oito mulheres deverá ter câncer de mama.

Mesa reuniu especialistas que abordaram o atendimento a pacientes com câncer – foto: Divulgação

Diagnóstico precoce e início do tratamento no tempo adequado são fundamentais para a obtenção de bons resultados. O profissional enfatizou a importância da rede de apoio para a paciente tratar-se até o fim da indicação e realçou a qualidade da equipe interdisciplinar que atua no hospital.

“A equipe do Hospital Costa Cavalcanti é carro-chefe do atendimento pelo SUS, tem experiência grande e qualidade”, evidenciou. Ao citar os desafios da rede de atendimento, elencou que os procedimentos para o diagnóstico precisam ser destravados pelo poder público e que “o exame periódico é imperativo, por isso a necessidade de um centro desburocratizado”, defendeu.

Em sua abordagem, Dr. Arnaldo ainda expôs sobre estágios do tratamento, local e sistêmico, e reconstrução da mama. Explicou sobre a aplicação cirúrgica, quimioterapia e radioterapia, além de elencar os principais fatores de risco para o câncer de mama.

Outras propostas 

O coordenador da CT de Saúde do Codefoz, Dr. Valter Teixeira, frisou a importância dos eventos para fomentar o debate, reunir soluções para demandas e, principalmente, conscientizar a comunidade. “Fico muito feliz que a palavra prevenção esteve presente na fala de todos”, salientou.

“Prevenção implica atenção, que significa comprometimento, o que incorre em gostar de gente”, pontuou. “Só chegaremos a um nível adequado de ações preventivas em saúde agindo de forma associativa, com integração, que é o papel proporcionado pelo Codefoz e a nossa câmara técnica”, concluiu, agradecendo, Dr. Valter.

Além da prevenção e tratamento, encontro discutiu propostas de melhorias no atendimento – foto: Divulgação

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela CT de Saúde. O colegiado de instituições irá reunir sugestões dos participantes para melhorias no diálogo com a sociedade, de modo a mitigar o agravamento das pessoas que poderão ser acometidas pelo  câncer de mama.

“Foi um diálogo muito rico para entender sobre a realidade do atendimento e propor melhorias”, disse. “Inclusive, integramos o Codetri, que abrange quatro cidades da região trinacional, sendo uma instância para a qual poderemos ampliar esse debate”, propôs Fernando.

Reconhecimento

Mãe de quatro filhos, Neli Antunes apresentou um depoimento emocionante, contando que há dez anos tratou de câncer de mama com a equipe do Hospital Costa Cavalcanti, sob a titularidade do Dr. Arnaldo Pereira Cortez Junior. “Sou prova viva de que o diagnóstico precoce e o cuidado salvam vidas. Enfrentei essa doença e hoje estou aqui, trabalhando, vendo meus filhos crescerem. Só tenho a agradecer a todos do Hospital Costa Cavalcanti”, relatou a voluntária da Unican.

(AI Codefoz)

 

 

COMPARTILHAR: