Notícias

Codefoz, Fundo Iguaçu e ABIH debatem projetos com prefeito Chico Brasileiro

(Em 6 de março de 2024)

Vitor Hugo Nachtygal, Enio Eidt, Chico Brasileiro, Fernando Castro Alves e Nilson de Nadai – foto: Divulgação

Conselho de Desenvolvimento Econômico também apresentou minuta para atualizar a lei que criou o órgão, que já tem mais de dez anos.

Representantes da sociedade civil levaram ao prefeito Chico Brasileiro (PSD) demandas quanto a projetos de infraestrutura em andamento no município. A audiência, no último dia 1.º, buscou o nivelamento de informações e a cooperação para a progressão de obras.

Participaram da reunião com o gestor municipal o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, a convite; o presidente do Fundo Iguaçu e vice-presidente da ABIH PR – Regional Oeste, Nilson de Nadai; e o ex-presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt.

A pauta incluiu encaminhamentos principalmente sobre a arena multiuso, o trevo do CTG Charrua e a revitalização da Avenida JK. São investimentos que estão em diferentes estágios para execução, de projetos técnicos a licitações.

O dirigente do Codefoz, Fernando Castro Alves, fez um balanço das tratativas com o prefeito. Chico Brasileiro vai definir a área do município para implantação do complexo multiuso, uma estrutura completa para grandes eventos esportivos, culturais, turísticos e sociais.

“O prefeito Chico Brasileiro também irá oficiar a Itaipu em relação a prazos para os trâmites necessários para determinar essa área”, expôs Fernando. “Isso passa por negociações com os proprietários das áreas prospectadas, e o local só será anunciado ao final das tratativas”, disse.

Para Nilson de Nadai, à frente do Fundo Iguaçu e da ABIH, o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental. “Buscamos alinhar os anseios do setor produtivo em seus diferentes eixos, como turismo, comércio, logística, prestação de serviços, entre outros. E resolver os gargalos de infraestrutura é determinante para o fortalecimento da nossa economia”, afirmou.

Audiência abordou projetos prioritários em andamento no município – foto: Divulgação

Trevo Charrua

Quanto à solução de infraestrutura necessária no trevo do CTG Charrua, na BR-277, e sua conexão com bairros da região, segundo o prefeito, o secretário de Planejamento, Andrey Bachixta, reuniu-se com técnicos do DNIT em Cascavel (PR), há poucos dias, e o município já possui, via ofício, a aprovação do anteprojeto para a solução viária daquele trevo.

Consultado pelo Codefoz, o secretário explicou que agora é necessário o orçamento detalhado, dentro das prerrogativas dos bancos de dados orçamentários oficiais, desse anteprojeto aprovado pelos órgãos competentes. Isso é para que “possa ocorrer a captação de recursos para uma contratação integrada, onde a vencedora de um certame licitatório é responsável pelo projeto executivo e a execução completa da obra”, informou Andrey.

As instituições da sociedade civil buscarão, com a empresa que elaborou o anteprojeto da obra, a obtenção do orçamento detalhado referente ao empreendimento.

Avenida JK

Na reunião com o Codefoz, Fundo Iguaçu e ABIH, o prefeito Chico Brasileiro também relatou que os procedimentos para o convênio e licitação de revitalização da Avenida JK estão em fase final, com concorrência pública a ser aberta nos próximos dias. A municipalidade irá executar a obra em parceria com a Itaipu Binacional.

Atualização de lei

Outra pauta na reunião tratou da adequação da Lei n.º 4041/2012, a qual instituiu o Codefoz, que já tem mais de uma década. O ajuste foi apresentado ao prefeito por Fernando Castro Alves e o presidente da OAB/Foz, Vitor Hugo Nachtygal, que integra o grupo de trabalho revisor da norma.

O prefeito Chico Brasileiro prestará apoio nos encaminhamentos. “O objetivo é apenas atualizar e interpretar, de modo mais objetivo, a atual legislação do Codefoz. É uma modernização do escopo legal do conselho, já consolidado junto à sociedade e ao poder público”, frisou Fernando.

COMPARTILHAR: