Câmara Técnica de Segurança reuniu representantes do poder público, entidades do turismo, proprietários e intermediadores de serviço de estacionamento.
Soluções para ampliar a segurança de moradores, fronteiriços e visitantes na área de acesso à Ponte Internacional da Amizade foram discutidas em reunião promovida pela Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública do Codefoz na quinta-feira, 22. Participaram representantes do poder público e de entidades do turismo, assim como proprietários e intermediadores de serviços de estacionamento.
A reunião foi conduzida pelo coordenador da CT de Segurança, Fabiano Bordignon, juntamente com o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, e o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Fabrício Gonçalves de Oliveira. A continuidade do diálogo iniciado em maio objetiva coibir a atuação de falsos guias, assaltos e intimidações, e garantir o respeito à legislação de trânsito na proximidade e no entorno da área primária.
Órgãos de segurança reafirmaram as normas que impedem a permanência de pedestres sobre a via pública e os riscos de sinistros quando pessoas ficam mais tempo do que o permitido na rodovia. Instituições do comércio e turismo relataram casos de intimidações e assaltos a turistas e compristas no acesso à ponte. Proprietários e intermediadores de serviços de estacionamento pediram a diferenciação dos trabalhadores de quem pratica crimes na região.
O diálogo continua em busca de soluções, com propostas sendo avaliadas e pesquisas de experiências similares vivenciadas em outras cidades.