Notícias

Codefoz, Comtur e Secretaria de Turismo alinham pautas conjuntas 

(Em 10 de julho de 2025)

Objetivo é somar esforços e amplificar a parceria em busca de conquistas para Foz do Iguaçu e região trinacional – foto: divulgação

Agenda de trabalho reuniu à mesa os presidentes do Codefoz e do Comtur, Marcelo Brito e Diogo Marcel de Araújo, e o secretário de Turismo, Jin Petricosky.

O Codefoz e o Comtur, conselhos de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, com a Secretaria Municipal de Turismo, alinharam pautas e a forma de trabalho conjunto. O objetivo é somar esforços e amplificar a parceria em busca de conquistas para Foz do Iguaçu e região trinacional.

A tratativa reuniu à mesa os presidentes do Codefoz e do Comtur, Marcelo Brito e Diogo Marcel de Araújo, respectivamente; o secretário municipal de Turismo, Jin Petricosky; a vice-presidente do Comtur, Renata Sakamoto; e a secretária-executiva do Codefoz, Dagmar Pedrozo.

O encontro marca o diálogo contínuo dos dois conselhos, que são as instâncias legalmente constituídas para deliberar, sugerir e monitorar políticas públicas para o desenvolvimento e o turismo iguaçuense, áreas afins e complementares. Codefoz e Comtur são formados por representantes da sociedade civil, poder público, setor empresarial e academia.

No alinhamento, ficou consensuado ser desnecessária a sobreposição de representação, com a participação de conselhos em outros conselhos. Assim, o Comtur já atua como a Câmara Técnica (CT) de Turismo no Codefoz, não sendo preciso criar outra instância representativa similar.

Os conselhos destacaram a importância de uma articulação e união entre as instituições de Foz do Iguaçu, como caminho para se atingir os melhores resultados. Como exemplo, foi citada a transversalidade dos objetivos para os planos municipais de políticas públicas.

As abordagens em destaque foram:

Guia de Segurança para Visitantes: apoio à continuidade da ação, com atualização das informações da versão impressa, assim como a ampliação das estratégias de divulgação do QR code.

Como entendimento, foi indicada a demanda de um novo dimensionamento das necessidades, levantamento de custo e envolvidos. De pronto, inserir na página www.destinofoz.com informações fundamentais como a importância de registro de ocorrências para fundamentar ações dos demais órgãos.

Segurança: foi abordado o viés social de alguns problemas de segurança que envolvem os turistas, moradores em situação de rua, usuários de drogas, entre outras populações. O ponto comum foi a necessidade de buscar-se ações para promover “a sensação de sentir-se seguro” em Foz do Iguaçu.

Corredor turístico na Ponte da Amizade: exposição dessa pauta trabalhada pelo Comtur, que objetiva dar fluxo para veículos identificados com selo do turismo, orientações importantes sobre legislação aduaneira, entre outras ações.

A conexão entres as cidades turísticas da região trinacional, iniciada em 2024, pode ser retomada por meio do Conselho de Desenvolvimento Trinacional (Codetri).

Intervenções turísticas em Foz do Iguaçu: a Secretaria Municipal de Turismo mencionou as ações previstas e que estão sendo trabalhadas, com destaque para o projeto da Avenida Brasil. Na reunião, a pasta solicitou apoio de instituições como a ACIFI para dar andamento ao processo de sensibilização dos empresários visando a transformar o espaço em local especial a moradores e turistas. Da mesma forma, para dar sequência ao projeto do “bairro árabe”.

Encaminhamentos da reunião:

  • Comtur como Câmara Técnica de Turismo do Codefoz;
  • agenda no Comtur com a participação da direção do Codefoz, para um alinhamento de ações — data sugerida para agosto;
  • agenda de apresentação das ações do turismo em plenária do Codefoz, entre Secretaria de Turismo e Comtur — sugestão para a sessão de agosto ou setembro;
  • ativação de um grupo de trabalho para elaborar o novo plano de ação do Guia de Segurança para Visitantes;
  • sugestão de agenda com Secretaria Municipal de Ação Social, Codefoz e Comtur para buscar soluções aos problemas que se interligam com o turismo (por meio da CT de Segurança).

 

COMPARTILHAR: