A diretriz foi aprovada em plenária do conselho, articulando três frentes em prol do desenvolvimento de Foz do Iguaçu.
O Codefoz e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura de Foz do Iguaçu, órgão da prefeitura, definiram a forma de atuação conjunta a fim de construir a Agenda Foz 2050. A reunião foi no último dia 2.
Participaram o presidente do Codefoz, Marcelo Brito, o secretário municipal de Desenvolvimento, Edinardo Aguiar, e o gestor regional do Sebrae, Alessandro Coelho. A reunião também foi acompanhada por integrantes da equipe executiva do Codefoz.
O objetivo era organizar as etapas de trabalho para a concretização da agenda Foz 2050. Aprovada na última plenária do conselho, em que participou o prefeito general Joaquim Silva e Luna (PL), essa diretriz prevê diagnóstico, plano e agência de desenvolvimento da economia.
A estratégia prevê três frentes de ação: levantamento de dados e mapeamento de vocações e gargalos; 2) elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, com projetos estratégicos; e 3) criação da Agência de Desenvolvimento Econômico, no modelo público-privado.
Assim, a reunião entre Codefoz, Secretaria de Desenvolvimento e Sebrae definiu o seguinte cronograma de trabalho:
- ETAPA 1: discussão e levantamento de insumos, mediante coleta de dados, mapeamento de vocações e gargalos.
AÇÃO: até dezembro de 2025, concluir compilado depurado e analítico de todos os documentos afins, entre os quais: Plano Estratégico Urbanístico (2016), Agenda Acelera Foz (2020), 70 Projetos Prioritários (2023), Foz em Números (2025). Também deverão ser contemplados outros conteúdos, como relatórios de conferências municipais.
AÇÃO: paralelamente, será dada publicidade, na plenária do Codefoz, para o início dessa etapa, a fim de dar oportunidade de participação aos interessados, para inserção de novas sugestões e projetos.
PRAZO: a finalização dessa fase de trabalho, com a produção de material impresso denominado “Caderno da Agenda 2050 de Foz do Iguaçu”, foi estipulada até o fim de 2025.
- ETAPA 2: Plano de Desenvolvimento Econômico, com definição de eixos estratégicos, metas e projetos estratégicos a serem alcançados até 2050.
AÇÃO: alocação de recursos no orçamento de 2026 para a contratação do Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (PDE). O estudo utilizará como base as informações dos levantamentos e materiais gerados durante a etapa 1.
- ETAPA 3: Agência de Desenvolvimento Econômico, sob governança local, articulação pública e privada, prevendo gestão e monitoramento.
AÇÃO: será apresentado, em reunião plenária do Codefoz, o modelo de negócios e a minuta do projeto de lei para a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu, para debate com a sociedade sobre o tema.
PRAZO: criação da agência em 2025 e operacionalização efetiva em 2026.
Nova reunião será realizada em 10 de julho, para a conclusão do levantamento dos recursos necessários e agendamento da plenária do Codefoz, entre outros assuntos.