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CT de Defesa do Consumidor define ações na região trinacional

(Em 18 de agosto de 2025)

Reunião da Câmara Técnica Trinacional de Defesa do Consumidor do Codetri – foto: divulgação

Integração, informação e conscientização norteiam a agenda de trabalho da Câmara Técnica do Codetri.

A Câmara Técnica (CT) Trinacional de Defesa do Consumidor do Codetri definiu uma agenda de ações e elencou uma série de temas para serem trabalhados, enfocando integração, informação e conscientização. A reunião foi realizada no último dia 15, na ACIFI.

O coordenador da CT, Luiz Antonio de Souza, apresentou o relatório das atividades de junho e julho. Destacou a aproximação da câmara técnica com instituições, com o intuito de ampliar as forças, assim como o formulário de sugestões recolhido aos integrantes da câmara.

“Nosso propósito é a harmonização e a união entre todos os órgãos do poder público e da sociedade civil”, frisou. “A partir disso, promover a proteção dos consumidores, tanto turistas quanto moradores de nossas cidades”, pontuou Luiz.

Presidente do Codetri, Roni Temp enfatizou o objetivo da integração. “É divulgar que todos os consumidores, visitantes e fronteiriços, têm os seus direitos, contribuindo para ampliar o serviço orientativo e o acolhimento a quem possui demandas.”

Prevenção e ação na comunidade

Tendo a prevenção como a principal meta, o diretor do Procon em Foz do Iguaçu, Sidney Calixto, reforçou alguns desafios. Uma das iniciativas, por exemplo, é criar ferramentas e formas de comunicação rápida com consumidores, empresas e fornecedores, o que poderá ajudar a conter golpes em andamento.

Presidente e vice do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Diogo Marcel Araújo e Renata Sakamoto salientaram a integração do turismo com os demais segmentos. Na explanação, destaque para a transversalidade do turismo, com benefícios que transpõem o setor.

Representante da OAB/Foz, Mayana Tarbine apresentou proposta de ação conjunta alusiva ao Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, que foi aprovada pela CT. A ideia é atingir diretamente a comunidade, com informações, orientações e serviços.

O servidor da Secretaria Municipal de Turismo Rafael Langwinsnki fez um balanço dos acessos ao Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e Região, que tem a versão online no site do órgão. Também deu sugestões para ampliar o alcance da cartilha de prevenção e orientação.

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