Codefoz e Codetri acionaram órgãos federal e estadual por posicionamento técnico e objetivo sobre abertura, operacionalização e uso seguro.
O Codefoz e o Codetri, conselhos de desenvolvimento de Foz do Iguaçu e da região trinacional, cobram respostas dos órgãos estadual e federal sobre a abertura, a operacionalização e o uso seguro da Perimetral Leste e da Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai. O pedido da sociedade civil requer cronograma e evidências de regularidade nos procedimentos.
O documento é endereçado ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ao DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), destacando a urgência por respostas técnicas e objetivas sobre o tráfego na nova rodovia e sua interface logística e operacional com a segunda ponte, incluindo a cobrança por prazo oficial para as entregas e inaugurações.
Os conselhos enfatizam que a solicitação decorre do impacto direto dos empreendimentos na mobilidade, no comércio, no turismo e, sobretudo, na segurança viária em uma região estratégica de integração trinacional, que conecta Argentina, Brasil e Paraguai. O pedido de resposta consolidada e documental estabelece prazo máximo de cinco dias úteis.
“É dever do poder público fornecer à sociedade informações de interesse coletivo, assim como é sua obrigação garantir a segurança das pessoas. Estamos pedindo transparência nos procedimentos e decisões”, frisa o presidente do Codefoz, Marcelo Brito. “Foz do Iguaçu e a região trinacional são muito maiores do que disputas políticas ou eleitorais. Exigimos respeito”, assevera.
O presidente do Codetri, Roni Temp, ressalta que a sociedade civil sempre foi aliada das instâncias governamentais para tirar do papel obras estruturantes. “Não é possível que agora, na conclusão desses projetos, informações desencontradas e decisões sem diálogo ofusquem ou coloquem em risco a importância desses investimentos para as cidades de Foz do Iguaçu, Presidente Franco, Ciudad del Este e Puerto Iguazú”, aponta.
Codefoz e Codetri cobram do DNIT e do DER/PR:
1) Regularidade legal e técnica da anunciada liberação da Perimetral Leste e, caso não exista, quais são as ações efetivas dos órgãos federal e estadual para sanar as pendências.
2) Data consolidada, pelos órgãos atuantes no contrato de construção, para a efetiva trafegabilidade plena e segura da nova rodovia de Foz do Iguaçu.
3) Sobre a integração da Perimetral Leste com a Ponte da Integração e os órgãos de fiscalização:
- como será a coordenação operacional e de fiscalização entre órgãos públicos, autoridades fronteiriças e demais instâncias de controle, a fim de evitar liberações descoordenadas que aumentem o risco de sinistros e colapso de tráfego;
- plano de operação, inclusive para horários de pico, veículos pesados, rotas de desvio, restrições temporárias e protocolos de contingência.
4) Comunicação prévia e adequada à população.
Responsabilização por eventuais acidentes e gestão de risco, indicando atribuições e os órgãos responsáveis, bem como a estrutura de governança para a decisão de liberar trechos, incluindo a identificação dos atos administrativos e técnicos.
Indignação
O Codefoz e o Codetri, ao reconhecerem a importância do trabalho para a conclusão das obras estruturantes, expõem o que classificam como “inconformismo institucional” da sociedade civil diante da insuficiência de comunicação e diálogo do poder público com a população e as entidades representativas. Também citam a percepção de entraves políticos e institucionais relacionados à agenda de inauguração, considerados inaceitáveis no contexto republicano.
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(AI Codefoz e Codetri)

