O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) realizará a sua 2ª Reunião Ordinária do Plenário nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 18h30, no auditório da Fundação Cultural. Na pauta, vários temas importantes para a cidade e a região. Acompanhe:
1) Plano de Desenvolvimento de Ciudad del Este
A presidente da Asociación Plan de Desarrollo del Este, Natalia Ramírez Chan, explicará o Plano de Desenvolvimento de Ciudad del Este. Elaborado pela equipe da empresa Urbeter, do arquiteto e ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi, esse plano diretor tem o objetivo de regulamentar a execução de obras para desenvolver a cidade vizinha sob o ponto de vista do planejamento, transporte e comércio, além de visar à melhoria da qualidade de vida da população.
O projeto, custeado pelos empresários de Ciudad del Este, teria como base a criação e a conscientização de um desenvolvimento sustentável, equilibrando fatores sociais, econômicos e ambientais. A apresentação oficial do plano deve ocorrer em junho, segundo Natalia. Ela diz que a revitalização contará com alianças público-privadas e aponta como pontos importantes o reordenamento do sistema viário e a melhoria no transporte urbano entre a segunda maior cidade paraguaia e sua região metropolitana.
Conforme os idealizadores do projeto, Ciudad del Este é foco de atenção do empresariado estrangeiro, portanto a adoção de medidas para o seu desenvolvimento é extremamente importante. O presidente do país, Horacio Cartes, elogiou o plano elaborado pelos brasileiros e acredita que a cidade tem condições de se fortalecer como um dos principais centros comerciais do mundo.
2) Ordenamento da publicidade em Foz do Iguaçu
O consultor das Câmaras Técnicas do Codefoz, Francisco Namiuchi, abordará a minuta do projeto de lei que dispõe sobre o ordenamento publicitário em Foz do Iguaçu. A proposta do CODEFOZ é regulamentar a exploração ou utilização de meios de publicidade nas vias e logradouros públicos do município, bem como nos lugares de acesso comum. Isso se daria por meio da regulamentação das fachadas; limitação do número de outdoors por habitantes; estabelecimento da distância de agrupamento de outdoors; e limitação da quantidade de outdoors nas principais vias dos corredores turísticos.
3) Composição do Plenário do Codefoz
Jaime Batista da Silva, diretor de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio (SMTD), tratará sobre a minuta do projeto de lei que altera a composição do plenário do Codefoz.
4) Reestruturação da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio
A vice-prefeita e secretária do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Ivone Barofaldi da Silva, apresentará a proposta de reestruturação da secretaria – órgão gestor das políticas municipais de desenvolvimento industrial, comercial e de prestação de serviços. Sua estrutura está segmentada em três eixos principais: desenvolvimento dos sistemas produtivos; desenvolvimento do comércio e serviços; articulação das políticas de desenvolvimento socioeconômico municipal.
5) Iluminação da Ponte da Amizade
O presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, abordará o Projeto de Revitalização e Iluminação da Ponte Internacional da Amizade (PIA), que busca reforçar as condições de segurança da fronteira, beneficiando o turismo e o desenvolvimento econômico e social. O projeto arquitetônico consiste em uma ampla reforma estrutural que abrange pintura, iluminação e paisagismo na principal ligação terrestre com Ciudad del Este.
O que é o Codefoz
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu foi criado em novembro 2012 com o objetivo de unir organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. Sua atuação tem como princípios a ética, a união, o consenso, a continuidade, o engajamento social e o suprapartidarismo.