
Carlos Paiva
O Diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu foi aprovado pelo Plenário do CODEFOZ em sua terceira reunião do ano, realizada na última quinta-feira, dia 24. Validado o documento, começa o trabalho para definir políticas públicas, ações estratégicas, orçamentos, origem de recursos e prazos. O estudo será o balizador das estratégias de desenvolvimento econômico e social da cidade.
O documento aprovado consiste no diagnóstico da hierarquia das cadeias produtivas responsáveis pela dinâmica econômica do município. O estudo aponta quatro pilares: o turismo e a logística como as principais cadeias propulsivas da economia iguaçuense. O terceiro pilar é a união da educação e da ciência e tecnologia. O quarto é a saúde.
O CODEFOZ parabeniza a todos os membros das Câmaras Técnicas e do Plenário e demais envolvidos, direta e indiretamente, na consecução deste trabalho. E ressalta que o estudo servirá para auxiliar na definição das ações estratégicas de desenvolvimento que comporão o Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu.
Esta é, justamente, a próxima etapa do trabalho das Câmaras Técnicas e do Plenário do CODEFOZ, onde serão eleitas as ações estratégicas de desenvolvimento prioritárias para Foz do Iguaçu, sobre as quais buscaremos mobilizar a parcela mais ampla possível da sociedade, com o objetivo de materializar as ações propostas.
Resgate plano de trabalho
Neste sentido, segue abaixo um rápido resgate do plano de trabalho estabelecido pelo Plenário do CODEFOZ, para que todos possam se situar em relação às etapas cumpridas até o momento e aos próximos passos a serem dados:
1) Discussão sobre o Plano Plurianual do Município (PPA).
Esta etapa foi concluída em 2013, com a aprovação pela PMFI e pela CMFI e inserção das 24 propostas encaminhadas pelo CODEFOZ no PPA Municipal.
2) Projeto Beira Foz, tendo como primeira etapa a Revitalização e Iluminação da Ponte Internacional da Amizade (PIA).
Os projetos executivos para a revitalização e iluminação da ponte foram concluídos e estamos no aguardo do anúncio da abertura da licitação pelo DNIT.
Sobre as demais etapas do projeto, a concepção do Master Plan se encontra em andamento.
3) Elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu
Entraremos agora na etapa de definição das ações estratégicas prioritárias.
4) Revisão do Plano Diretor Municipal
Após a conclusão da revisão do PPA e da definição das ações estratégicas do PDE, iniciaremos as discussões sobre a revisão do Plano Diretor Municipal. Esta será uma etapa que exigirá uma ampla consulta aos diversos setores da sociedade.
5) Foz 2040
A partir da conclusão das 4 etapas, teremos os subsídios necessários para a publicação do documento que apontará a cidade que queremos em 2040.