Notícias

CODEFOZ e Prefeitura de Foz do Iguaçu alinham agenda de ações prioritárias

(Em 18 de agosto de 2022)

Café da manhã de trabalho com diretores do CODEFOZ e o prefeito – Foto: Agência Municipal de Notícias

A diretoria do conselho reuniu-se com o prefeito Chico Brasileiro nesta quinta-feira, 18, para definir um cronograma comum.

Integrantes da mesa diretora do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CODEFOZ) reuniram-se com o prefeito Chico Brasileiro (PSD), nesta quinta-feira, 18, durante café da manhã de trabalho. O objetivo foi alinhar ações prioritárias em torno de um cronograma comum a ser executado pelo conselho e a prefeitura.

Participaram da reunião com o prefeito o presidente do CODEFOZ, Fernando Castro Alves; o vice-presidente do conselho e assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, almirante Luiz Carlos Vieira; e o secretário do colegiado de entidades, Carlos Silva. A intenção é efetivar o intercâmbio com o município de modo a estabelecer uma sinergia entre as partes para a construção de um plano de trabalho sincronizado entre as pautas da sociedade civil e execução da política municipal de desenvolvimento econômico.

As tratativas principais foram o fortalecimento do Programa Acelera Foz, impulso ao Escritório de Atração e Recepção de Investimentos e disponibilidade de equipe técnica para atuação em projetos de desenvolvimento do conselho. Outra pauta foi a necessidade de revisão do plano diretor, a fim de adequar o planejamento ao momento que a cidade vive.

“Ficamos bem entusiasmados com o compromisso reafirmado pelo prefeito Chico Brasileiro em apoiar e atuar em conjunto conosco”, enfatizou Fernando Castro Alves, lembrando que o gestor municipal é o presidente de honra do CODEFOZ. “O que ficou demonstrado foi um sincronismo e alinhamento para trabalharmos pelo desenvolvimento de Foz do Iguaçu”, disse.

“Vamos trabalhar as agendas que ficaram prejudicadas devido à pandemia, buscando um intercâmbio entre as políticas públicas municipais e as pautas do CODEFOZ para o desenvolvimento”, frisou. “Queremos que a cidade, com todos os seus setores, seja comércio, indústria, turismo, educação, cultura, enfim, todos se beneficiem de forma integrada, sem detrimento de um em favor de outro, ou seja, todos se desenvolverem e crescerem juntos, a partir dos resultados das obras estruturantes, dos investimentos e dos projetos que ainda virão”, refletiu Fernando Castro Alves.

O prefeito citou as obras estruturantes e seus impactos positivos na retomada econômica no município, e elencou alguns desafios para se planejar uma cidade de olho no futuro. Mencionou os investimentos necessários em áreas como saúde e educação, bem como a qualificação profissional dos jovens para ingresso no mundo do trabalho.

“Planejar a Foz do Iguaçu do futuro, ligada ao desenvolvimento do turismo e às questões ambientais, é o nosso grande desafio”, declarou Chico Brasileiro aos dirigentes do CODEFOZ. “Isso não é feito apenas pela prefeitura, mas com o olhar de todos”, complementou, demarcando a importância da soma de esforços coletivos.

Agenda

A diretoria do Codefoz seguirá, nos próximos dias, cumprindo uma agenda com lideranças de instituições, como a Itaipu Binacional, e secretarias municipais. Também estão marcados encontros com membros e coordenadores de câmaras técnicas do conselho para a definição de planos de trabalho e deliberação de pautas.

(CODEFOZ com informações da Agência Municipal de Notícias) 

 

COMPARTILHAR: