Notícias

Parlasul: Codefoz defende logística eficiente para desenvolvimento

(Em 20 de agosto de 2024)

Cerca de 300 pessoas participaram do evento, ocorrido no âmbito da II Sessão Especial e da XCVI Sessão Ordinária do Parlasul – foto: divulgação

Audiência pública em Foz do Iguaçu reuniu mais de 40 deputados e senadores representando cinco países.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) defendeu, junto ao Parlamento do Mercosul (Parlasul), um sistema logístico eficiente para o crescimento sustentável da região trinacional da Argentina, Brasil e Paraguai. A audiência pública foi sábado, 17, na sede da ACIFI, em Foz do Iguaçu.

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves apresentou o colegiado de instituições durante o evento, que reuniu 43 deputados e senadores de cinco países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. E enfatizou o modelo de governança mantido pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri).

“Nossa região é marcada pela confluência de culturas e economias, é um microcosmo do potencial e das complexidades que definem a integração sul-americana”, contextualizou. “E o Codefoz une as forças dos setores público, privado e da sociedade civil, ladeado pelo Codetri”, reforçou.

Ao Parlasul, Fernando Castro Alves afirmou que a região trinacional vivencia desafios que precisam de soluções do poder público, mais do que boas intenções e esforços isolados. Mencionou que o espaço geográfico formado por Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Presidente Franco e Puerto Iguazú é um dos pontos mais dinâmicos do comércio internacional, com intenso fluxo de mercadorias e de pessoas.

Dirigentes dos conselhos de desenvolvimento econômico da região trinacional na audiência do Parlasul – foto: divulgação

E reivindicou: “Para que esse potencial seja plenamente realizado, precisamos enfrentar barreiras significativas, como a burocracia alfandegária, a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de uma logística eficiente que sustente o crescimento sustentável.” Fernando ainda apontou que “esforços como o do Codefoz pelo desenvolvimento integrado da região precisam ser amplificados e legitimados no âmbito regional e internacional”.

Pelo Codefoz, Fernando Castro Alves formalizou duas propostas ao Parlamento do Mercosul:

1)  cooperação entre o Procomex e o Parlasul por um programa para modernizar e agilizar os processos de comércio exterior, para a integração eficiente entre as políticas de desenvolvimento regional e as práticas de comércio internacional; e

2) inclusão do Codedri na estrutura do Parlasul como representante oficial dos conselhos de desenvolvimento das regiões que integram o Mercosul, não apenas como reconhecimento institucional, mas a fim de dar voz ativa a esse colegiado que é um case de sucesso em integração fronteiriça.

Acesse a íntegra da Carta de Foz do Iguaçu, aprovada durante audiência pública do Parlasul.

COMPARTILHAR: