Podem participar entidades públicas e privadas, instituições de ensino e cidadãos; etapa preparatória reúne contribuições on-line da comunidade.
Foz do Iguaçu realizará a Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico, a primeira da sua história, no dia 3 de dezembro, na sede do Corpo de Bombeiros na Vila A. A organização é do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) em parceria com a prefeitura.
Decreto publicado no Diário Oficial reúne as normas e o funcionamento. O tema será “Foz do Iguaçu: desafios e oportunidades para um desenvolvimento econômico inclusivo, sustentável e inovador”. Poderão participar representantes de instituições públicas e privadas relacionadas ao setor econômico, entidades de classe, associações empresariais, sindicatos e federações, instituições de ensino e pesquisa, e moradores.
Os objetivos da conferência são:
- promover o debate sobre a situação econômica atual de Foz do Iguaçu e identificar oportunidades para o desenvolvimento local e regional;
- – avaliar e propor políticas públicas voltadas ao crescimento econômico sustentável;
- – identificar os desafios a serem enfrentados pelos diferentes setores econômicos;
– levantar sugestões e estratégias de desenvolvimento que priorizem a inovação, a inclusão social e a sustentabilidade; e - – consolidar as propostas apresentadas pelos participantes para nortear o planejamento estratégico do município.
O Decreto n.º 33.052/2024 é assinado pelo prefeito Chico Brasileiro (PSD) e os secretários municipais de Administração, Jean Mauro Miyagawa Mezomo de Souza, e de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, Vilmar Andreola. O documento estabelece que a organização da conferência é de uma comissão designada pelo Codefoz.
“A conferência é um momento importante, de consolidação, para que todas as informações trocadas em grupo sejam expostas de maneira clara”, enfatiza o secretário municipal Vilmar Andreola. “Dará ao próximo gestor do município a oportunidade de ter em sua administração as prioridades do município, colaborando nas tratativas junto ao governo estadual e federal, bem como para criação de políticas públicas efetivas”, conclui.
Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves sublinha a importância da participação da comunidade. “É um momento histórico para a cidade, em que vamos conferir as políticas públicas, avaliar o que dá certo e elencar novas oportunidades. O resultado da conferência será tanto maior quanto for a efetiva participação das instituições públicas e privadas, assim como do morador iguaçuense.”
Envio de propostas
A etapa preparatória à 1.ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico consiste na apresentação de propostas por meio de um formulário on-line, abrangendo seis eixos temáticos. As proposições, ações, projetos e programas serão sistematizados para nortear os debates durante o evento.
A Comissão Organizadora orienta que instituições e colegiados reúnam dirigentes, integrantes e colaboradores, debatam e apresentem as propostas, para que todos os segmentos vinculados ao desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu sejam incluídos. O link do formulário on-line para o envio de propostas, até 11 de novembro, é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP43xMEKEP-HRbKDbmCFZ8eXNG98GPtFh_F9olHPPpJsADAw/viewform.
Os eixos temáticos são diversificação econômica e sustentabilidade, fortalecimento do turismo sustentável e economia criativa, e inovação e empreendedorismo. E também infraestrutura e logística, governança e transparência, e integração regional e global.
1.ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico
Data: 3 de dezembro (terça-feira)
Local: sede central do Corpo de Bombeiros (Avenida Paraná, 5725, Vila A)
Realização: Codefoz e Prefeitura de Foz do Iguaçu
(AI Codefoz)