A secretária e o presidente do Codefoz, Dagmar Pedrozo e Marcelo Brito, com o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos (ao centro) – foto: divulgação
Entre os objetivos do encontro, fortalecer ações para o crescimento das cidades e criar uma rede de conselhos de desenvolvimento no estado.
O Codefoz participou de reunião da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) com conselhos de desenvolvimento de todo o estado. Entre os objetivos, fortalecer ações para o crescimento das cidades e criar uma rede de colegiados.
O evento mobilizou 26 dos 38 conselhos mapeados no estado e contou com uma palestra do presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, sobre a importância da atuação desses instrumentos de mobilização social, além de uma apresentação de Paulo Takito, diretor da Urban Systems, que atua com consultorias na área de desenvolvimento urbano, econômico e sustentável das cidades.
“Valeu muito a pena participar do encontro. As dores dos conselhos municipais são bem parecidas com as nossas”, avaliou o presidente do Codefoz, Marcelo Brito. “Foi possível trocar experiências, compartilhar iniciativas e estabelecer diálogos com lideranças de todo o Paraná”, concluiu.
De acordo com Brito, um ponto de convergência evidenciado no encontro foi que conselhos que conseguem conversar com o poder público avançam mais. “Aqui em Foz, com o Codefoz, temos tomado a iniciativa para que esse diálogo seja efetivo, com agendas sobre políticas públicas e reuniões com os secretários da prefeitura. E o secretário da mesa diretora, Jin Bruno Petrycoski, integra a gestão do prefeito Silva e Luna”, finalizou.
“Conexão Fiep: diálogo com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Paraná” – foto: divulgação
O encontro objetivou promover a troca de experiências e identificar as principais necessidades, bem como definir ações conjuntas que podem fortalecer ainda mais a atuação dessas organizações, criando uma Rede de Conselhos de Desenvolvimento no Paraná.
“Este é o primeiro encontro dos Conselhos de Desenvolvimento dos Municípios do Paraná, com o intuito de fazer uma troca de experiências e, ao final, buscar uma agenda construtiva”, ressaltou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “Esses conselhos são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento dos territórios e, muitas vezes, todos têm os mesmos problemas e as mesmas dúvidas”, disse.
