Adoção de diretrizes internacionais de proteção do consumidor, seminário e cartilha fizeram parte da pauta.
A Câmara Técnica (CT) Trinacional de Defesa e Proteção do Consumidor do Codetri realizou a primeira reunião de 2026, com a presença de representantes institucionais e lideranças. O encontro ocorreu na sede da ACIFI, no último dia 13, com organização do presidente do Codetri, Roni Temp, e do coordenador da CT, Luiz Antonio de Souza.
Codetri é o Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu, formado pelos colegiados de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Presidente Franco e Puerto Iguazú. Para assegurar a capilaridade de suas ações, atua por meio de câmara técnicas em várias áreas temáticas.
Participaram da reunião de planejamento a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Renata Sakamoto; o diretor do Procon de Foz do Iguaçu, Sidney Calixto; e a representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Dagmar Pedrozo, entre outros convidados.
“Trouxemos à mesa a definição conjunta da agenda, para que ela reflita os reais interesses e demandas das instituições que integram a Câmara Técnica”, expôs o coordenador. “Essa é a nossa função, afinal: articular, dialogar, fortalecer e cooperar com os atores diretos na proteção e promoção dos direitos dos consumidores”, pontuou Luiz Antonio de Souza.
Uma das pautas abrangeu a implementação, na região trinacional, das diretrizes internacionais de proteção ao consumidor estabelecidas pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, vinculada à ONU. A proposta busca alinhar ações regionais a padrões globais de defesa do consumidor, fortalecendo a cooperação entre Argentina, Brasil e Paraguai.
Defesa do consumidor na região trinacional
Além disso, outras deliberações foram adotadas pela CT de Defesa e Proteção do Consumidor do Codetri, com destaque para o início da preparação do Seminário Internacional de Proteção do Consumidor e da Cartilha de Proteção do Consumidor, trinacional, bem como a elaboração do roteiro de atividades da Semana Internacional do Consumidor, que ocorre em março.
A reunião também incluiu o balanço das atividades de proteção e defesa do consumidor realizadas em 2025, conduzido pelo diretor do Procon, que detalhou as principais atuações do órgão no período. Foram ainda definidos encaminhamentos para a projeção de ações em 2026, com foco na ampliação da orientação ao consumidor e na integração institucional na região fronteiriça.
(AI Codetri)

