Notícias

Codefoz empossa nova mesa diretora

(Em 9 de abril de 2015)


Diretoria quer ampliar grandes conquistas da sociedade

A importância da união da sociedade para o desenvolvimento da região trinacional marcou os discursos na posse da nova mesa diretora do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu). Cerca de 300 pessoas compareceram à solenidade, realizada no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, nesta quarta-feira, 8.

O evento reuniu lideranças iguaçuenses, paranaenses, paraguaias e argentinas, da iniciativa privada e do poder público (Executivo, Legislativo e Judiciário). Em cada declaração, o tom de entusiasmo pelas conquistas nos dois primeiros anos de trabalho das mais de 150 entidades que transformam um antigo sonho da comunidade em realidade.

Leandro Costa, Roni Temp e Gilmar Piolla - Foto Marcos Labanca

Leandro Costa, Roni Temp e Gilmar Piolla – Foto Marcos Labanca

A nova diretoria tem como presidente Roni Temp; vice-presidente, Leandro Costa; e secretário, Gilmar Piolla. Os três sucedem a mesa diretora que esteve à frente do conselho em 2013 e 2014. A gestão anterior teve como presidente Danilo Vendruscolo; vice-presidente, Jorge Samek; e secretário, Jaime Nascimento.

Gratidão – Em seu discurso, Danilo Vendruscolo agradeceu as pessoas que doaram tempo para a comunidade. “O melhor caminho para construir uma região próspera é a própria sociedade se organizar, trabalhar e se doar. Hoje o Codefoz é o espaço legítimo, onde podemos debater e apresentar propostas de forma democrática, que visam, sobretudo, o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, afirmou.

Já Roni Temp disse que ampliará a conciliação e o diálogo frente à presidência do conselho pelos próximos 12 meses. Em nome da nova diretoria, ele parabenizou os membros da gestão anterior pelos relevantes serviços prestados à sociedade iguaçuense e fronteiriça. “Temos o maior conjunto de ‘capital social’ da região trinacional dentro Codefoz para construir um futuro melhor para todos”, resumiu o empresário.

Trinacional – Vice-presidente do Codefoz em 2013 e 2014, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, lembrou as conquistas do município e fronteira nos últimos 12 anos, como os investimentos na infraestrutura turística e urbana, a retomada do turismo de compras, a criação do polo universitário e do parque industrial. “Os méritos e a responsabilidade pelo futuro são de todos”, afirmou.

O prefeito de Foz, Reni Pereira, que continua como presidente de honra do Codefoz, defendeu o desenvolvimento integrado trinacional. “Jamais podemos pensar em crescimento isolado de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). Esse pensamento agora está consolidado”, garantiu o prefeito. “O voluntariado quer fazer acontecer, potencializando as aptidões individuais em força coletiva”, completou.

Segundo o governador do Departamento de Alto Paraná, Lucho Zacarías, hoje a integração das fronteiras, o congraçamento e a trinacionalidade passam pelos conselhos irmãos. “Parece que finalmente seremos uma região trinacional, que vamos enfrentar nossos problemas todos juntos”, falou o governador do estado paraguaio.

Apoios – O presidente do Conselho Superior da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), Rainer Zielasko, por sua vez, enalteceu o desenvolvimento local, “do nosso bairro”, como base para o crescimento do país. Já o deputado estadual Chico Brasileiro exaltou a sensação de “pertencimento”. “As pessoas sentem que pertencem a um sonho maior, que pertencem ao Codefoz”, disse.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jefferson Nogaroli, frisou a “força inabalável” da sociedade quando ela encontra o caminho para começar e concluir projetos. Para o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário César Costenaro, ferramentas como o Codefoz têm unificado as estratégias de competitividade e desenvolvimento da região.

COMPARTILHAR: