Notícias

Oeste Compra Oeste será lançado nesta quarta em Foz do Iguaçu

(Em 18 de agosto de 2015)

oeste-compraO projeto “Oeste Compra Oeste”, para incentivar os empresários a adquirirem produtos e serviços na própria região, será lançado nesta terça-feira (18), em Cascavel e, na quarta-feira (19), em Foz do Iguaçu. Nas duas cidades, haverá o Workshop Compras Regionais, para mostrar aos empresários as vantagens das compras entre eles e, ainda, de participar dos processos licitatórios do setor público, o que permitirá movimentar ainda mais a economia do Oeste paranaense.

Em Cascavel, o workshop de lançamento do projeto será no Teatro Municipal, às 18h30; em Foz do Iguaçu, no mesmo horário, será no Recanto Park Hotel. O projeto foi idealizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, que reúne mais de 20 instituições públicas e privadas, entre elas a Itaipu Binacional, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

Workshop
Participam do workshop representantes do programa Compras para o Progresso, da Organização das Nações Unidas (ONU); especialistas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Tribunal de Contas do Estado; empresários e representantes de instituições públicas, que apresentarão cases de seus negócios e mostrarão as possibilidades de se fortalecer a economia regional.

O trabalho é baseado no Programa do Sebrae “Compra Paraná”, que está sendo implantado em vários municípios do Estado, de forma gratuita. O objetivo do Sebrae com esse programa é estabelecer um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação para compradores e fornecedores de compras governamentais públicas.
 
Desenvolvimento
Micros e pequenos empresários, principalmente, poderão trocar ideias e conhecer seus possíveis fornecedores e compradores, bem como aprenderão a utilizar os mecanismos existentes para participar de licitações. “Queremos promover a interação entre os parceiros, aplicar os conceitos de compras sustentáveis e potencializar o poder de compra regional”, explicou Alexandre dos Santos Pacheco, coordenador do evento.

Segundo Pacheco, o setor empresarial do Oeste do Paraná tem um grande potencial a ser explorado, com produtos e serviços de interesse tanto dos demais empresários como das instituições públicas. É necessário que as empresas compradoras entendam a importância de adquirir produtos e serviços dos “vizinhos”, disse. O resultado dessa maior interação será uma economia mais pujante, com geração de emprego e renda e aumento da inovação tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional sustentável. “Nosso objetivo é mostrar que todos tendem a ganhar quando o dinheiro fica no território”, completou.

Sustentabilidade
A palavra-chave do projeto é mesmo sustentabilidade. “O consumo dos produtos e serviços produzidos e disponibilizados por empresas locais no mercado da região é fundamental para a sustentabilidade dos negócios e das empresas sediadas no Oeste”, afirmou o secretário executivo do programa Oeste em Desenvolvimento, Jaime Nascimento. Segundo ele, o processo de desenvolvimento de um território não é uma tarefa fácil. Passa pelo reconhecimento de suas potencialidades, que em parte se traduzem na sua capacidade de desenvolver e entregar produtos e serviços, não apenas em mercados externos, mas também no próprio território.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro, disse que é possível alavancar com sustentabilidade a economia regional, o que contribuirá para melhorar toda a logística de produção e comercialização. Ao mesmo tempo, isso possibilitará o fortalecimento das parcerias público-privadas, uma das bases do próprio programa, criado no ano passado.

Programação
Tanto em Cascavel quanto em Foz do Iguaçu, os trabalhos começam logo após a abertura do workshop, marcada para 18h30. Representantes de instituições públicas e privadas de cada município vão mostrar aos participantes vários exemplos de oportunidades de compras regionais e de participação em licitações públicas. Às 19h40, haverá a palestra “Compras para o Progresso”, com o mestre em Desenvolvimento Rural Gabriel Specht, que atuou entre 2012 e 2013 no Programa de Aquisição de Alimentos da Ceasa do Rio Grande do Sul.

Às 20h20, os participantes assistirão à palestra sobre a legislação que envolve as Leis Complementares 123/2006 e 147/2014, ministrada pelo especialista em Políticas Públicas e consultor do Sebrae Nacional Luiz Maurício Zanin. Em seguida, às 21 horas, haverá a palestra de um especialista do Tribunal de Contas do Paraná, órgão que fiscaliza a aplicação das leis que beneficiam as micro e pequenas empresas nas compras públicas. O workshop será encerrado com um painel de debates, moderado pelo coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha.

Não há custo para participar, mas é preciso confirmar presença pelos telefones (45) 3321-7050, do Sebrae/PR em Cascavel, e (45) 3522-3312, do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu.
 
O programa
O primeiro passo do Programa Oeste em Desenvolvimento, lançado em 2014, foi fazer um diagnóstico econômico da região, para avaliar as potencialidades e as dificuldades para atingir o pleno desenvolvimento. O trabalho foi dividido em cinco eixos: Infraestrutura e Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação e Energias Limpas e Renováveis.

A partir desse diagnóstico, foram estudadas alternativas para a região, num trabalho que envolve a iniciativa pública e a privada. O resultado do primeiro ano de existência do programa e o plano de ações para impulsionar a economia regional serão apresentados e discutidos durante o Fórum de Cascavel, no dia 25.

O Oeste em Desenvolvimento reúne mais de 20 instituições públicas e privadas. Além de Itaipu, Amop e Ocepar, participam, entre outras, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Sebrae-PR, Ocepar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), a Emater e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Mais informações podem ser obtidas no site do programa (http://www.oesteemdesenvolvimento.com.br/).

COMPARTILHAR: