Notícias

Ratinho Junior assina carta-compromisso do Codefoz

(Em 10 de agosto de 2018)

O candidato Ratinho Junior defendeu o turismo fator de desenvolvimento – foto Marcos Labanca

O candidato ao Governo do Paraná Ratinho Junior (PSD), acompanhado de Darci Piana, que integra a chapa como vice, assinou a carta-compromisso do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) nessa quinta-feira, 9. O documento reivindica ações, projetos e investimentos prioritários para o desenvolvimento do município.

Resultado de debates e estudos das entidades da sociedade civil e do segmento empresarial, o conjunto de propostas será apresentado a todos os concorrentes ao cargo de governador nas eleições deste ano. O objetivo é pactuar com o futuro gestor estadual as pautas decisivas para fomentar a economia e elevar a qualidade de vida da população.

À plenária, o presidente do Codefoz, Mario Camargo, apresentou e detalhou as reivindicações. “Nossa pauta é basicamente turismo e logística, é o que move a cidade”, frisou. “Queremos que o próximo governador se comprometa com Foz do Iguaçu, realizando o que for atribuição do Governo do Paraná e nos ajudando a mobilizar forças políticas para as demandas de âmbito federal”, apontou.

Participaram da plenária lideranças de Foz e região – foto Marcos Labanca

Camargo explicou que, diferentemente dos anos anteriores, a partir de agora o conselho terá uma comissão permanente para monitorar e avaliar a execução das proposições. “Faremos esse acompanhamento periódico. Essa comissão irá cobrar mensalmente um posicionamento de todas as bandeiras, para ver o que evoluiu e o que ainda precisa avançar”, frisou.

Presidente de honra do Codefoz, o prefeito Chico Brasileiro destacou a importância do encontro com os candidatos para Foz do Iguaçu. “A gente precisa tanto do estado. Essas reivindicações e bandeiras não são nossas, mas da sociedade iguaçuense. Fazer por Foz do Iguaçu é fazer pelo Paraná e o Brasil, pois o mundo nos visita”, ponderou.

Compromisso

Após assinar a carta-compromisso do Codefoz, o candidato Ratinho Junior apresentou as principais propostas do seu plano de governo aos participantes da plenária. Ele frisou que se for eleito irá dialogar de forma permanente com a sociedade e implantará um novo modelo de gestão para tornar o setor público mais eficiente e menos burocrático e custoso.

Ratinho Junior e Mario Camargo durante a assinatura do termo-compromisso do Codefoz – foto Marcos Labanca

Ratinho Junior destacou o papel do turismo para o desenvolvimento e enfatizou Foz do Iguaçu como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “O turismo é a forma mais rápida e barata de gerar emprego e renda, mas o Paraná nunca trabalhou o setor de maneira planejada e estratégica. Vamos destinar 35% do orçamento de comunicação para a promoção do nosso turismo. O estado passará a ser uma referência turística”, apontou.

O candidato afirmou que pretende iniciar uma nova metodologia de trabalho, que irá potencializar o agronegócio, modernizar a infraestrutura, reduzir o número de secretarias de 28 para 15 e investir em tecnologia da informação. Ratinho Junior assegurou que irá gerir os pedágios de forma transparente para reduzir os custos ao cidadão.

Presenças

A sessão extraordinária do Codefoz contou com a participação dos membros do colegiado, empresários, gestores públicos, lideranças sociais e partidárias, além de representantes da sociedade civil organizada. Também compareceram prefeitos da região, deputados federais e estaduais, vereadores e candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.

Clique para ler o documento na íntegra.

COMPARTILHAR: