Notícias

Fórum de Saúde do CODEFOZ: Câmara Técnica apresenta minuta de regulamento

(Em 2 de setembro de 2021)

Reunião on-line e presencial da Câmara Técnica de Saúde do CODEFOZ.

O fórum promoverá estudos, análises e debates multidisciplinares para contribuir com a melhoria da saúde em Foz do Iguaçu e nas Três Fronteiras.

A proposta de regulamento interno do Fórum Multidisciplinar Permanente de Estudos e Orientação em Saúde do CODEFOZ foi apresentada nessa quarta-feira, 1º, pela Câmara Técnica (CT) de Saúde. A minuta da normativa, que irá reger o funcionamento e as atividades do colegiado, será deliberada pela mesa diretora do conselho para posterior efetivação.

O fórum foi criado em junho deste ano, a partir de projeto da CT de Saúde, a fim de promover estudos, análises e debates multidisciplinares voltados à melhoria da saúde em Foz do Iguaçu e na região das Três Fronteiras. Sua atuação será integrada à sociedade e em parceria com instituições públicas e privadas do segmento de saúde.

O núcleo pretende oferecer produtos facilitadores em saúde, com a análise integrada de agentes técnicos multidisciplinares e da sociedade em geral, fomentando espírito crítico, inovador e construtivo. A intenção é enriquecer as interpretações vigentes e apresentar propostas de reforço a pesquisas e trabalhos anteriores, além de sugestões criativas.

Presidente da Câmara Técnica de Saúde do CODEFOZ, Dr. Valter Teixeira enfatizou que a principal finalidade do fórum é atuar na medicina preventiva. “Sem o adequado conhecimento da complexidade da gênese do adoecimento, não haverá base segura para a atuação ampla da medicina preventiva”, analisou, ao apresentar a proposta regimental.

Segundo o médico, a medicina está muito centrada na doença. “Investe-se pouco para a prevenção, mantendo-se o foco curativo como dominante. É uma invenção da ordem. Queremos pensar em abordagens preventivas como prática para se atingir a melhor saúde e a qualidade de vida das pessoas”, ponderou.

Participação

O diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, fez correlação das atividades da unidade de saúde com os objetivos do fórum. “Além de elogiar essa iniciativa, temos um pensamento muito alinhando, especialmente nas questões preventivas”, disse.

Nesse contexto, o gestor hospitalar citou os cuidados paliativos. “Avançamos com cuidados paliativos no hospital, com profissionais qualificados, e nos colocamos à disposição para fazer essa integração”, frisou Fernando. “Ao trabalhar esse tema no fórum, com a força do CODEFOZ, começaremos a envolver a sociedade e a disseminar conhecimento entre vários atores”, finalizou.

O diretor de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Ademir Ferreira, parabenizou a forma como o Fórum Saúde do CODEFOZ está sendo estruturado. Ele também refletiu sobre a importância da atuação interligada no setor de saúde, entre as cidades da fronteira trinacional.

“Vivemos em uma fronteira onde os problemas são comuns. A solução também pode ser pensada para as Três Fronteiras”, ponderou. “Um trabalho preventivo, por exemplo, poderá atingir os lados paraguaio e argentino, já que não havendo a mesma prevenção, o trabalho poderá ser prejudicado”, frisou Ademir.

COMPARTILHAR: