Notícias

Mesa diretora e Câmara Técnica de Saúde do Codefoz debatem prioridades

(Em 17 de fevereiro de 2023)

Fernando Castro Alves, Dr. Valter Teixeira, Dr. Alexandre Kraemer, Dr. Nario Takimoto, Edson Cambraia e a equipe técnica do Codefoz – Foto: Assessoria

Fernando Castro Alves, presidente do conselho, recebeu integrantes da coordenação da CT e do Fórum de Saúde do Codefoz.

A mesa diretora do Codefoz está empenhada em apoiar e fortalecer as câmaras técnicas, responsáveis por contribuir para a inserção e a capilaridade do conselho na comunidade. Nessa perspectiva, foi a vez da saúde elencar prioridades para 2023, além de pontuar ações de médio e longo prazo, assim como foi a iniciativa na área de segurança (leia aqui).

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves recebeu o coordenador da Câmara Técnica (CT) de Saúde, Dr. Valter Teixeira, para reunião de alinhamento. Participaram o vice-coordenador, Dr. Alexandre Kraemer; o consultor do Fórum de Saúde do conselho, Dr. Nario Takimoto; o comunicador Edson Cambraia; e a equipe técnica da entidade.

Durante o diálogo, Fernando Castro Alves enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela CT de Saúde, enfatizando a importância desse segmento para a qualidade de vida da população. Elencou, ainda, as potencialidades da cidade para ser um polo de saúde, percurso que leva à ampliação da oferta de atendimento para o morador, fortalece as especialidades e gera o desenvolvimento.

“Além de alinhavarmos prioridades, queremos manter a mesa diretora muito próxima dos colegiados, dando todo o suporte e nivelando informações e objetivos para que todo conselheiro, participante e colaborador conheça e se sinta parte dos propósitos do Codefoz”, ressaltou. “Com a equipe técnica organizada, podemos dar toda a retaguarda a esse trabalho”, ponderou Fernando.

Membros da Câmara Técnica de Saúde elencaram ações para 2023 – Foto: Assessoria

Na reunião, Dr. Valter Teixeira fez um balanço das atividades da Câmara Técnica de Saúde, salientando a criação e as atividades do Fórum de Saúde do Codefoz, que realizou ações para a comunidade no ano passado. Ele pontuou iniciativas que poderão ser realizadas em 2023, incluindo dois eventos médicos gratuitos com especialistas e a população sobre diabetes.

“O Codefoz é o espaço que permite o exercício da cidadania, que é um direito de todos nós. Aqui as pessoas têm voz”, refletiu, sobre a importância do conselho. O médico também reforçou o que deve continuar sendo o foco da CT, que é “auxiliar, de maneira ampla, na preservação da saúde das pessoas, enquanto o Fórum de Saúde do Codefoz centraliza a atuação na gênese do adoecimento”, explicou Dr. Valter.

Interação com a sociedade

O médico Dr. Nario Takimoto frisou a importância do conselho de entidades para a promoção da saúde em Foz do Iguaçu e na fronteira. “O que me motiva na câmara técnica é a possibilidade de inter-relação que o Codefoz permite, o que faz toda a diferença para quem, como eu, sente o grande dever de ajudar a transformar a sociedade”, declarou.

Na mesma direção, o odontólogo e professor universitário Dr. Alexandre Kraemer afirmou que o Codefoz tem o papel de “agregar atores a favor das ações para a cidade, colando as pessoas certas juntas”. O profissional lançou uma proposta que visa a reduzir a carga de impostos do setor médico, com a finalidade de fomentar o polo de desenvolvimento no setor em Foz do Iguaçu.

Codefoz inicia formatação das atividades da Câmara Técnica de Segurança para 2023

COMPARTILHAR: