Notícias

Câmara Técnica de Segurança do Codefoz define propostas de trabalho 

(Em 27 de abril de 2023)

Ações serão trabalhadas pelos integrantes das instituições municipais, estaduais e federais que compõem a CT – foto: Assessoria

Estão entre as iniciativas confecção de cartilha com informação de segurança na fronteira e orientação para turistas, assim como campanha educativa no trânsito. 

Na reunião que marcou a retomada das plenárias, nessa quarta-feira, 26, a Câmara Técnica (CT) de Segurança do Codefoz discutiu propostas para o plano de trabalho do colegiado. Inicialmente, foram debatidas duas iniciativas, sendo a confecção de uma cartilha com informações de segurança na fronteira e orientações a turistas, bem como a organização de campanha educativa para o trânsito.

LEIA TAMBÉM:
Mesa diretora do Codefoz avança nas prioridades da pauta de desenvolvimento
Evento sobre diabetes aberto para a comunidade acontece nesta sexta-feira

As duas ações serão trabalhadas pelos integrantes das instituições municipais, estaduais e federais que compõem a CT. Em relação à publicação, o objetivo é ampliar a mobilização, envolvendo os conselhos de desenvolvimento socioeconômico das Três Fronteiras, pois o conteúdo pretende auxiliar turistas e moradores fronteiriços.

O coordenador da CT de Segurança Pública do Codefoz, delegado da Polícia Federal Fabiano Bordignon, explicou que as ações mais amplas para a comunidade irão entremear-se a outras pautas pontuais. “Segurança pública não é somente ação policial, é um direito e responsabilidade de todos nós, da sociedade”, frisou.

Conforme disse, a proposta da cartilha toma por base a experiência do 14.º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que utiliza conteúdo educativo nas ações da Companhia de Atendimento ao Turista. Bordignon afirmou que a proposta é ampliar esse conteúdo, reunindo informações de todas as forças policiais e órgãos de controle e fiscalização atuantes na fronteira.

“A cartilha irá reunir informações sobre segurança pública na fronteira e procedimentos adequados para compras e serviço de migração, por exemplo, auxiliando os turistas que nos visitam”, pontuou. “Por esse motivo, pretendemos fazê-la em vários idiomas e submetê-la para as quatro cidades com conselhos de desenvolvimento”, detalhou o delegado Fabiano Bordignon.

O capitão André Ribas, do 14.º BPM, relatou como a Polícia Militar utiliza a sua cartilha na atuação em Foz do Iguaçu e explicou o funcionamento da companhia voltada para o atendimento ao turista. Reportou que os policiais dominam mais de um idioma e recebem treinamento específico.

“O fôlder para turistas é trilíngue, com orientações às demandas do dia a dia, como documentos, telefones úteis e dicas para serem observadas. Também tem informações sobre o papel específico de cada órgão”, mencionou. “Lembrando que o atendimento ao turista é uma exclusividade e preferência da nossa companhia, mas não é o único trabalho”, finalizou o capitão André.

Já a campanha de educação no trânsito será construída entre todas as instituições vinculadas a esse segmento. O foco principal vai ser a utilização adequada da faixa de pedestres, o que inclui a sensibilização das pessoas que utilizam as passagens de vias e de motoristas, que devem respeitar a preferência dentro da previsão legal.

 Apresentação e boas-vindas

Na reunião, a secretária do Codefoz, Dagmar Pedrozo, fez uma breve apresentação dos objetivos e forma de funcionamento da CT. Isso porque o diálogo contou com a presença de novos membros, como a chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiza Lux Lock, e o chefe da Delegacia da Polícia Federal, Marco Berzoini Smith, órgãos em Foz do Iguaçu que passaram por troca de comando. O coronel Daniel Costa Lima, da reserva do Exército Brasileiro, também se integrou à Câmara Técnica.

COMPARTILHAR: