Notícias

Mesa diretora do Codefoz avança nas prioridades da pauta de desenvolvimento

(Em 27 de abril de 2023)

Carlos Silva, Fernando Castro Alves e Newton de Almeida, diretores do Codefoz – foto: Assessoria

Foi a primeira reunião de planejamento realizada pela diretoria com a participação do novo vice-presidente, Newton Ricardo de Almeida.

A mesa diretora e a equipe técnica do Codefoz realizaram reunião nessa terça-feira, 25, a primeira de planejamento com a participação do novo vice-presidente, Newton de Almeida. O dirigente foi indicado pela Itaipu Binacional, eleito e empossado durante a plenária ocorrida no fim de março.

A reunião enfocou as prioridades da pauta de desenvolvimento socioeconômico e a articulação institucional do conselho com os demais entes governamentais, notadamente com a direção da usina. Durante o diálogo, foi apresentada a equipe, a forma de funcionamento, o marco legal e os desafios do Codefoz.

O encontro também possibilitou atualizar e nivelar as informações sobre o andamento de projetos encampados ou financiados pela Itaipu, a exemplo do Mercado Público. Além disso, Newton de Almeida expôs, em linhas gerais, a visão da gestão da margem brasileira da binacional em relação a ações para Foz do Iguaçu e a região.

“A Itaipu tem uma participação fundamental no desenvolvimento de nossa cidade e da fronteira trinacional, pois pensamos a região de forma integrada”, avaliou o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “Temos em nosso vice-presidente o mediador para fazer a ponte entre os projetos prioritários defendidos pelo Codefoz e a empresa, reunindo no diálogo os demais segmentos públicos e privados”, pontuou.

“O Codefoz é esse elemento que agrega sociedade civil, setor empresarial e agentes públicos, unificando as ideias e ações para que todos persigam o mesmo objetivo”, frisou Fernando. “Assim, buscamos constituir uma agenda de Estado, não de governo, para que os projetos de médio e longo prazo permaneçam, mesmo com mudanças de gestões”, prosseguiu.

Reunião enfocou pautas relacionadas ao desenvolvimento de Foz do Iguaçu – foto: Assessoria

Na reunião, Newton de Almeida reforçou o compromisso da Itaipu Binacional de seguir apoiando ações que promovam o crescimento da cidade e a disponibilidade da gestão para o diálogo com as forças representativas. A sustentabilidade, disse, deverá ser um elemento presente em todas as iniciativas.

“É preciso unir os diferentes atores para definir eixos principais para um determinado período, em torno do que Foz do Iguaçu precisa em termos de desenvolvimento”, sugeriu. “Reiteramos o nosso compromisso e seriedade com os projetos demandados, com a sustentabilidade social e ambiental”, complementou Newton.

Interlocução

Secretário do Codefoz, Carlos Silva fez uma ampla exposição sobre o histórico, funcionamento, pauta e profissionais à disposição da entidade. Citou que o colegiado iguaçuense é modelo para a criação de conselhos de desenvolvimento na Região Oeste e atua de forma integrada às cidades fronteiriças de Ciudad del Este, Presidente Franco e Puerto Iguazú.

“Entendemos que a sociedade civil organizada deve apontar as demandas ao poder público. Nesse sentindo, o Codefoz é o órgão balizador das ações para o desenvolvimento”, declarou. “Nosso papel é o de ajudar, sempre que houver a devida abertura. Por isso a importância dessa articulação com a Itaipu”, concluiu Carlos.

Agenda da cidade

Responsável pela área de estudos econômicos do Codefoz, José Borges Bomfim Filho apresentou um quadro atual da economia do município, elencando desafios e potencialidades, tanto em nível público quanto privado. Também resgatou a atuação do conselho nos principais debates para o desenvolvimento na última década.

“O Codefoz deve ser o guardião de uma agenda econômica da cidade, a partir de temas transversais, como os que possam melhorar o ambiente de negócios”, analisou. “Foz do Iguaçu precisa, urgentemente, atrair investimentos públicos e privados”, indicou o economista José Borges.

COMPARTILHAR: