Notícias

Evento sobre diabetes aberto para a comunidade acontece nesta sexta-feira

(Em 24 de abril de 2023)

O evento é público e gratuito, aberto para todos os interessados – foto: Assessoria/Arquivo

Iniciativa do Fórum de Saúde do Codefoz contará com profissionais e gestores; público poderá obter informações e esclarecer dúvidas.

O Fórum de Saúde do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) convida a comunidade para o segundo evento sobre prevenção, rede de assistência e tratamento do diabetes em Foz do Iguaçu e na fronteira trinacional. Gratuito, o encontro será realizado nesta sexta-feira, 28, às 19h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (na sede da ACIFI).

Profissionais da saúde e gestores públicos irão abordar “Diabetes tipos I e II: Aspectos Público-Assistenciais”, esclarecendo dúvidas e orientando os participantes. O evento é destinado, prioritariamente, a pacientes da doença e familiares, estudantes e docentes de universidade ou cursos técnicos, além de pessoas interessadas em prevenção e qualidade de vida.

A mesa de diálogo irá reunir integrantes da Câmara Técnica (CT) e do Fórum de Saúde do Codefoz, da Secretaria Municipal e da 9.ª Regional de Saúde, além da representação em Foz do Iguaçu do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM). Estarão presentes, também, representantes do Ministério Público, de hospitais e universidades, assim como advogados atuantes em direito médico.

Presidente da CT de Saúde e diretor do Fórum de Saúde do Codefoz, o médico Dr. Valter da Cruz Teixeira detalha a temática a ser abordada. Dados estatísticos, recursos, estruturas, funcionalidades, aspectos jurídicos, formas de contribuição da sociedade e acertos e incompletudes do serviço local à pessoa com diabetes estão na pauta.

“Nosso país ocupa o quinto no lugar no mundo em incidência de diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos, entre 20 e 79 anos. Há a estimativa de que 21,5 milhões de brasileiros estarão acometidos pela doença até 2030”, contextualiza. “Por isso a importância de discutirmos a doença e seu tratamento em Foz do Iguaçu e nas Três Fronteiras”, afirma.


Evento aberto para todos

Conforme o médico, o evento é aberto para todas as pessoas, ainda que não tenham diabetes. “Essa participação é muito importante, porque podem evoluir para a doença ou por terem proximidade com parentes diabéticos”, completa Dr. Valter da Cruz Teixeira, reforçando que a reunião fará a análise dos aspectos público-assistenciais para pacientes portadores da doença na região.

A organização da atividade pretende analisar a estruturação concreta da assistência pública aos diabéticos em Foz do Iguaçu e na região da fronteira, o que inclui a discussão com autoridades de países vizinhos sobre as respectivas realidades. Serão apresentados, ainda, dados locais e regionais referentes à ocorrência de diabetes.

A confirmação de presença deve ser feita até quarta-feira, 26, pelo e-mail secretariaexecutiva@codefoz.org.br.

Mobilização e ação

O Fórum de Saúde é uma iniciativa permanente do Codefoz, atuando principalmente na medicina preventiva, a fim de ampliar o conhecimento e disseminar informações sobre gênese do adoecimento; contribui para as políticas públicas e promove a educação em saúde; realiza estudos, encontros e formações; e dispõe de um grupo de consultores para orientação técnica.

O evento sobre o diabetes é o segundo de uma série de três plenárias que o conselho irá promover – o primeiro aconteceu em setembro do ano passado. A intenção é reunir especialistas, comunidade e gestores públicos a fim de contribuir com medidas de prevenção e tratamento ao paciente.

 

COMPARTILHAR: