Institucional

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu – CODEFOZ, foi criado pela lei municipal número 4.041, de 12 de novembro 2012, com intuito de unir organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. Em um ano de funcionamento, o Conselho já aponta os horizontes para mudanças atuais e o planejamento de um novo futuro ainda mais promissor. A participação da sociedade civil organizada é a alma do Conselho que, com o caráter deliberativo e consultivo, formula e promove políticas de desenvolvimento econômico e social.

O desafio está em planejar a Foz do Iguaçu que queremos para 2040, em todos os aspectos, buscando tornar nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver, com qualidade de vida e oportunidades a seus moradores, construindo de maneira participativa o sonho da comunidade em relação à cidade, contribuindo para diminuir dificuldades na gestão pública, como a falta de planejamento urbano e social e de políticas claras de desenvolvimento. Entende-se que esta construção participativa, capaz de mobilizar a sociedade num rumo comum, fortaleça o sentido de pertencimento da população em relação ao território que ocupa.

Além disso, um dos principais problemas a serem resolvidos é a falta de perenidade das políticas públicas de desenvolvimento, que geralmente sofrem grande descontinuidade entre uma administração municipal e outra, causando, na maior parte das vezes, prejuízos e retrocessos desnecessários à comunidade, que se vê incapacitada de atuar contra o impacto negativo gerado por esta realidade.

Com base nisso foi criado o CODEFOZ, pois temos a certeza de que sem o protagonismo da sociedade civil organizada, em parceria com o poder público, não há sustentabilidade na construção de um plano de futuro que contemple os anseios legítimos da sociedade e que garanta a continuidade do que chamamos de “Políticas de Estado”. Estas nada mais são do que as políticas apontadas pela sociedade como prioritárias para seu desenvolvimento e que devem ser mantidas ao longo do tempo, independentemente das “Políticas de Governo”, instituídas a cada 04 anos pelas administrações municipais.

Mas como fazer isso sem ferir as iniciativas já existentes e, principalmente, integrando os interesses da sociedade em um projeto de desenvolvimento que conte com o apoio maciço das principais forças e lideranças da cidade?

Para responder a esta pergunta, buscamos inspiração nas práticas de cidades que trilharam com sucesso este caminho, como o exemplo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM, que acabou constituindo-se no principal benchmark utilizado para a criação e implantação do CODEFOZ, pois conseguiu tirar Maringá de uma condição decadente na década de 90 para uma posição de liderança e referência em no cenário nacional, com crescimento acelerado e os melhores índices de desenvolvimento do País.

Em conjunto com as mais de 100 entidades que compõem o Plenário e as Câmaras Técnicas do Conselho, foi definida a visão, a missão, os valores e os princípios que norteiam as atividades:

VISÃO DE FUTURO 2040: Ser reconhecido pela sociedade como o principal instrumento de desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu e região.

MISSÃO: Promover o desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu, alinhando e integrando, democraticamente, os interesses da sociedade.

VALORES: Equidade; Comprometimento; Respeito; Transparência; e Excelência.

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS: Ética; União; Consenso; Continuidade; Engajamento social; e Suprapartidarismo.

Com isto teve início a construção de um plano de desenvolvimento sustentável e viável, de maneira compartilhada, a fim de traduzir de fato a vontade da sociedade.

A partir deste movimento, foram priorizados 05 projetos: 1) a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (PDE); 2) o Projeto Beira Foz (tendo como primeira etapa a revitalização e iluminação da Ponte Internacional da Amizade – PIA); 3) a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM); 4) a Discussão sobre o Plano Plurianual do Município (PPA); 5) e o Fórum Foz 2040, que será composto pelos desdobramentos dos 04 primeiros projetos, somando-se ainda as ações e projetos desenvolvidos pelas Câmaras Técnicas do CODEFOZ.

De lá para cá já avançamos muito e por isso podemos dizer que a Foz do Iguaçu de 2040 está em franca construção, tanto por meio do trabalho e da dedicação de quem mora aqui e que faz a cidade acontecer no seu dia a dia, como por pessoas sonhadoras e de grande capacidade realizadora, que não se cansam de olhar para o futuro e de projetar um caminho que valha a pena ser percorrido.

COMPARTILHAR: